Um projeto do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba pretende transformar os muros pichados da cidade em espaços para desenhos e reproduções de obras de arte.
A previsão é de que mil muros recebam as intervenções artísticas até dezembro de 2014. Ao todo, 200 voluntários atuam na tentativa de recuperar esses espaços, que normalmente são abandonados, mudando a paisagem da cidade.
“É um trabalho gratificante, principalmente porque envolve uma escola de crianças com necessidades especiais. É muito importante também para a conscientização de que precisamos de uma cidade mais limpa e bonita”, destaca o artista plástico Luiz Gustavo Vidal. Pichar muros é crime e pode resultar em multa ou detenção de três meses a um ano.
Foto: Everson Bressan.
Muros Pichados
Infelizmente muros pichados não existem somente em Curitiba. Esta é uma realidade de todas as metrópoles brasileiras. Elas deixam as cidades feias, poluídas e com uma imagem de desleixo.
Por mais que existam leis que coíbam esse tipo de atitude, é difícil evitar que isso aconteça devido a grande quantidade de vândalos que insistem em deixar os muros pichados. São verdadeiras gangues que ‘competem’ entre si para ver quem consegue fazer a pichação mais difícil.
Em contrapartida, temos atualmente muitos grafiteiros, antes pichadores de muros, que tomaram consciência dos atos errados que cometiam e hoje colaboram para deixar as cidades mais bonitas com os seus desenhos.
Grafite sim! Pichação não!