Experiência de Marca

Muros pichados vão se transformar em obras de arte

Um projeto do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba pretende transformar os muros pichados da cidade em espaços para desenhos e reproduções de obras de arte.

Um projeto do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba pretende transformar os muros pichados da cidade em espaços para desenhos e reproduções de obras de arte.

A previsão é de que mil muros recebam as intervenções artísticas até dezembro de 2014. Ao todo, 200 voluntários atuam na tentativa de recuperar esses espaços, que normalmente são abandonados, mudando a paisagem da cidade.

“É um trabalho gratificante, principalmente porque envolve uma escola de crianças com necessidades especiais. É muito importante também para a conscientização de que precisamos de uma cidade mais limpa e bonita”, destaca o artista plástico Luiz Gustavo Vidal. Pichar muros é crime e pode resultar em multa ou detenção de três meses a um ano.

Foto: Everson Bressan.

muros_pichados_foto_Everson Bressan

Muros Pichados

Infelizmente muros pichados não existem somente em Curitiba. Esta é uma realidade de todas as metrópoles brasileiras. Elas deixam as cidades feias, poluídas e com uma imagem de desleixo.

Por mais que existam leis que coíbam esse tipo de atitude, é difícil evitar que isso aconteça devido a grande quantidade de vândalos que insistem em deixar os muros pichados. São verdadeiras gangues que ‘competem’ entre si para ver quem consegue fazer a pichação mais difícil.

Em contrapartida, temos atualmente muitos grafiteiros, antes pichadores de muros, que tomaram consciência dos atos errados que cometiam e hoje colaboram para deixar as cidades mais bonitas com os seus desenhos.

Grafite sim! Pichação não!