Mídia

YouTube Shorts chega ao Brasil

Nova ferramenta de vídeos curtos permite criar ou remixar conteúdo usando áudios já presentes na plataforma.

Após conquistar criadores e o público na Índia e nos Estados Unidos, chega ao Brasil o YouTube Shorts, uma nova maneira de assistir e criar vídeos curtos no YouTube.

Ao longo das últimas semanas, alguns espectadores brasileiros já conseguiram acessar e assistir a alguns Shorts produzidos pela comunidade global de youtubers. 

Confira as últimas novidades sobre digital e tecnologia aqui.

Leia também: Brasileiros dizem que não conseguiriam viver sem o YouTube.

A partir de agora, qualquer pessoa poderá produzir e compartilhar os seus vídeos curtos diretamente no aplicativo do YouTube. Integrados à experiência do usuário, os Shorts contam com um destino específico para eles dentro da plataforma.

Com o lançamento da ferramenta, o YouTube traz alguns diferenciais ao formato curto já conhecido pelo público, como a capacidade de usar os áudios de vídeos disponíveis na plataforma – com 105 milhões de usuários mensais no Brasil, isso significa bilhões de opções de áudios para produção de conteúdo. 

Dessa forma, os criadores podem dar seu próprio toque criativo aos vídeos que já adoram assistir no YouTube e até mesmo ajudá-los a encontrar novos públicos – seja reagindo a piadas, experimentando receitas ou encenando esquetes cômicos. 

Os criadores estarão no controle e poderão desativar essa opção, caso não queiram que seu vídeo seja remixado por outros.

O YouTube também fez acordos com diversas gravadoras e produtoras musicais para garantir que artistas e criadores tenham uma biblioteca de sons e faixas musicais para usar.

O Shorts foi anunciado em setembro de 2020 com o lançamento de uma versão beta na Índia, onde os canais que utilizam a ferramenta mais do que triplicaram desde o início de dezembro. 

A funcionalidade chegou aos Estados Unidos em março deste ano e as pessoas também estão assistindo ao formato cada vez mais ao redor do mundo – o player do YouTube Shorts já ultrapassou 6,5 bilhões de visualizações diárias globalmente.

“O lançamento do Shorts é uma evolução fundamental para o YouTube, seguindo um movimento cultural em direção à criação e consumo de vídeos curtos, e uma forma chave para capacitar qualquer pessoa a se tornar um criador diretamente de seu celular. Além disso, é um produto divertido para os espectadores aproveitarem nos pequenos momentos do dia, conectando-os ao conteúdo e aos criadores que amam.”, comenta Patrícia Muratori, diretora do YouTube Brasil.

O YouTube continuará a construir o Shorts junto com a comunidade global da plataforma à medida que introduz mais recursos nos próximos meses, como opções futuras de monetização e novas ferramentas de criação, experiência de reprodução e garantindo que as pessoas possam encontrar Shorts que vão adorar e descobrir novos criadores.