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O que esperam as empresas do digital em 2021?

Um dos vestígios mais marcantes deixados em 2020 foi a digitalização.

Estamos diante de um 2021 que promete em muitos setores. O ano passado deixou-nos com toda uma série de mudanças sociais e culturais, e, claro, nas empresas, que vão definir o rumo deste ano.

Tendências digitais vão depender da atuação para ver se se concretizam ou só vão ficar como uma tendência surgida durante o confinamento.

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Um dos vestígios mais marcantes deixados em 2020 foi a digitalização. De acordo com um estudo da KPMG, 80% das grandes empresas, internacionalmente, aceleraram sua digitalização em 2020.

É claro que, neste cenário, o ano atual será chave para a consolidação dessas tendências digitais, especialmente na área de tecnologia e marketing.

Uma-das opiniões que podem enfatizar o panorama deste 2021 é a de José Antonio Martínez Aguilar, CEO da Makin Science, que comentou à PuroMarketing: “Se 2020 deixou algo claro, é que o digital deixou de ser uma meta para fazer parte da sobrevivência, não só das empresas, mas das nossas relações pessoais e negócios, e, justamente para manter essa aceleração das mudanças, a transição para os sistemas colad que sustentam nossa forma de trabalhar tem sido fundamental. Portanto, é difícil pensar em 2021 como um ano que não seja marcado pela especialidade de digitalizar a nossa nova realidade, assumindo-a como parte do novo normal.”

Tendências para 2021

A Forbes assumiu a tarefa de perguntar a seis especialistas quais serão as tendências que se marcarão em 2021, em termos de digital, nas empresas, e, se concordaram em algo, foi que o discurso das marcas, devido a muitos conceitos e percepções, mudaram com a pandemia.

De acordo com esses especialistas, os sistemas híbridos serão uma tendência. Portanto, as ações e recursos que as empresas utilizarão, ao longo deste ano, devem estar situados entre o presencial e o virtual, combinando ambos, para encontrar benefícios em um cenário digitalizado e físico, encontrando um equilíbrio entre ambos.

Ao mesmo tempo, as empresas devem integrar experiências abrangentes, em cenários como o comércio eletrônico, da informação ao pós-venda, recompra e recomendação.

Praticamente, para este ano, as empresas flexíveis que encontram a comunhão entre o físico e o digital, em termos gerais, serão as mais bem posicionadas.