Mídia

Netflix divulga plano básico com anúncios

O formato foi lançado em 12 países, inclusive o Brasil, seis meses depois de a plataforma de streaming revelar a ideia de lançar uma assinatura mais econômica.

A Netflix acaba de divulgar seu primeiro plano com anúncios, que será disponibilizado a partir de novembro.

O plano com anúncios vem seis meses depois de a plataforma divulgar a intenção de ter um formato mais econômico, financiado pelos anúncios. 

A Netflix fechou um acordo com a Microsoft para tornar isso possível.

O-novo plano será lançado em 12 países: Brasil, Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México e Reino Unido. 

No Brasil, o preço será R$ 18,90 por mês e estará disponível em 3 de novembro.

Segundo a Netflix, os planos antigos permanecerão válidos, pois o “Básico com anúncio” vai completar o portfólio de opções disponíveis, que incluem o “Básico“, “Padrão” e “Premium“.

Na coletiva de imprensa, a Netflix revelou que a média de anúncios por hora será de 4 a 5 minutos, em que cada anúncio deve variar entre 15 e 30 segundos, mostrados no começo e no decorrer dos conteúdos.

O novo plano oferece a maioria do catálogo do serviço de streaming, mas alguns títulos não estarão disponíveis devido a restrições de licenciamento. 

De acordo com Greg Peters, diretor de operações da Netflix, a empresa está buscando diminuir a quantidade de títulos que não serão oferecidos que, conforme ele, varia de 5% a 10% do catálogo, com este número mudando de acordo com o país.

O plano Básico com anúncio tem como principal diferenças a qualidade da imagem, que vai de 480p para 720p; disponibilidade em vários aparelhos de TV, celulares e tablets; e chance de alterar ou cancelar o plano quando quiser. Além disso, no plano com anúncio, o usuário não pode fazer download de títulos.

Sobre anunciantes, a empresa revelou que plano Básico proporciona às empresas atingirem públicos variados, como jovens que não costumam assistir a TV.

A Netflix também disse que os anunciantes vão contar com recursos de direcionamento por país e gênero, como ação, drama, romance, ficção científica, tornando possível certificar que o anúncio seja direcionado para o público-alvo da empresa.

Os anunciantes ainda terão a oportunidade de evitar que os anúncios sejam exibidos em conteúdos que não relacionados à marca, como títulos que contenham nudez, cenas de sexo ou violência. 

Também foi divulgada a colaboração do streaming com as empresas de verificação DoubleVerify e a Integral Ad Science, que serão encarregadas de verificar a visibilidade e a validez do tráfego dos anúncios a partir do primeiro trimestre de 2023.

“Estamos confiantes que, com preços a partir de R$ 18,90 ao mês, a Netflix tem um preço e um plano para todos os fãs. Essa iniciativa está apenas começando, mas ficamos felizes com o interesse tanto dos consumidores quanto dos anunciantes, e estamos muito empolgados com o que vem por aí. Conforme nos aprimoramos e aprendemos com essa experiência, nossa ideia é implementá-la em mais países”, disse Peters.