Educação sexual

Olla aposta na Creator Economy para envolver a Geração Z

Marca se aliou a influenciadores para conscientizar os jovens sobre a importância do sexo seguro

Olla aposta na Creator Economy para envolver a Geração Z

A Creator Economy é uma indústria em crescimento que movimenta globalmente US$250 bilhões e esse número pode chegar a US$480 bilhões nos próximos quatro anos, segundo uma pesquisa da Goldman Sachs Research. 

Só no Brasil estima-se que existam mais de 20 milhões de criadores digitais, de acordo com dados da Factworks for Meta presentes no relatório de Macrotendências da Creator Economy da YOUPIX. Esse cenário leva cada vez as marcas a apostarem nesse ecossistema como maneira de transmitir sua mensagem e se comunicar com o público de maneira informal e descomplicada.

Foi com isso em mente que a marca de preservativos Olla se juntou com três os influenciadores conhecidos e amados pelos jovens – Blogueirinha, Pkllipe e Ingrid Ohara – para trabalhar a conscientização do público sobre a importância de se discutir sobre educação sexual com uma abordagem inclusiva e com muito bom-humor.

Não é a primeira vez que a marca se alia com grandes nomes que vivem na boca do público jovem. Anitta, Caio Castro, Gil do Vigor, João Vicente, Pabllo Vitar e Cleo Pires foram alguns dos parceiros de Olla na comunicação sobre mensagem da marca “Viva suas verdades”. Agora o foco está nos nativos digitais e sua linguagem própria para se comunicar com a geração Z.

A marca acredita na importância de desmistificar o sexo e promover sua naturalidade e espontaneidade, considerando-o uma parte fundamenteal da nossa saúde e bem-estar. Para avançar nessa abordagem, os conselheiros usarão suas redes sociais para propagar a mensagem da “Viva suas verdades”, reforçando a ideia de que todos devem ser o que quiserem, desde que estejam protegidos. Eles também compartilharão experiências pessoais, mantendo um canal aberto de comunicação com seus seguidores.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos dez anos, houve uma redução significativa no uso de preservativos entre os jovens. De 2009 a 2019, caiu de 72,5% para 59% o percentual de estudantes entre 13 e 17 anos que tinham usado camisinha na última relação sexual, o que torna o compromisso de Olla de impactar esse público ainda mais necessário e desafiador.

Para a marca, abordar abertamente o tema é essencial não apenas para a saúde pública, mas também para promover a empatia, o respeito e a compreensão, contribuindo para a construção de uma sociedade mais tolerante e respeitosa.

Estamos contando com os embaixadores para disseminar esse pensamento, por meio do humor, da desconstração, informalidade e de uma linguagem que sabemos que os jovens consomem hoje em dia”, declara Túlio Afonso, Gerente Sênior da marca.

A educação sexual inclusiva deve desafiar estigmas, reconhecendo e respeitando a diversidade de gênero, orientações sexuais e experiências individuais. O Freedom Council faz parte da nossa plataforma de educação sexual DESENROLLA que existe desde 2022, e deve desempenhar um papel fundamental em manter esse diálogo em andamento ao longo do ano, representando um passo crucial para capacitar as pessoas a tomarem decisões informadas sobre sua saúde sexual e relacionamentos”, compartilha o executivo.