Conheça os componentes básicos de um computador!
O computador é uma máquina que está presente na vida de praticamente todo mundo nos dias de hoje. Seja para estudo, trabalho, diversão ou tudo isso junto, ele é uma ferramenta muito eficaz. Além disso, ele mudou significativamente a forma de comunicação entre as pessoas.
O curioso é que por mais que essa máquina esteja tão presente nas nossas vidas, na maioria das vezes, não temos o conhecimento de vários dos seus componentes e suas funções. Essa falta de conhecimento pode se tornar um pesadelo na hora que surgem problemas com o computador.
Por isso, criamos esse artigo para te explicar melhor quais são os componentes básicos de um computador e qual é o papel que eles desempenham. Continue acompanhando o texto e aprenda de um jeito rápido e descomplicado o que acontece dentro do seu PC. Confira!
Os principais componentes de um computador
Na parte interna dos computadores existem muitos componentes que são cruciais para o seu funcionamento, como placa mãe, cooler, processador e muitos outros. Para saber quais são os outros hardware essenciais da sua máquina, leias as informações que separamos, logo abaixo.
Placa RAM
A placa RAM possui formato retangular e sua largura é bem maior do que a altura, assemelhando-se a um pente, como também é chamada. É introduzida na placa-mãe, permanecendo mais próxima do processador. Ela armazena dados temporários e essenciais para que a CPU tenha acesso aos processos em execução com alta velocidade.
A placa RAM, em alguns casos, pode ser mais que uma. Há vários computadores em que ela pode ser composta por dois, três ou mais módulos. Isso dependerá do objetivo de cada usuário, pois quanto mais rápido precisar ser o processamento de dados, mais pentes serão necessários. Caso tenha dúvidas em relação à qual a melhor placa para o seu aparelho, confira as 10 melhores memórias RAM de 2022 e veja a opção ideal para o seu uso!
Placa mãe
A placa mãe é o componente que une todos os demais itens de hardware. Por isso, ela é essencial para o funcionamento de qualquer computador. Possui um formato retangular e uma imensidão de pequenas peças que podem ser vistas a olho nu. Além disso, tem áreas para encaixar processador, módulos de memória, placas extras e vários cabos.
Basicamente a placa mãe serve de base para os outros componentes, e fica por baixo de todos eles. Com isso, muitas vezes ela pode não ser identificada de início, mas como ocupa muito espaço, é impossível não notar sua presença.
Disco rígido
O disco rígido ou HD, como também é mais conhecido, é um componente que possui um formato retangular e mais largo. Ele é um pouco pesado e contém em seu interior discos de metal, que são responsáveis por manter os dados gravados.
É no HD que está instalado o sistema operacional, os programas e também os jogos. Além do mais, o disco rígido é responsável por guardar vídeos, músicas e as imagens do usuário. Ao contrário da memória RAM, o disco rígido não armazena os dados temporariamente e precisa de comando manual para excluí-los.
Placa de rede
Esse componente possui formato de uma placa retangular que se encaixa em um slot de expansão na placa-mãe. Ele pode ser conectado e receber informações através de cabos de rede, que por sua vez, são conhecidos como cabo Ethernet. Além disso, essa conexão ocorre também por meio de ondas eletromagnéticas, a chamada conexão wireless.
Uma placa de rede é um dispositivo que é instalado no computador para permitir que ele se comunique com outros dispositivos. Isso torna possível o compartilhamento de dados e arquivos entre eles, incluindo dispositivos como roteadores e impressoras.
Processador
O processador, ou CPU, é o componente mais importante do computador, pois sem esse ítem a maioria dos computadores nem sequer liga. Seu formato também é retangular e ele possui milhões de pecinhas minúsculas, a quantidade varia de acordo com o fabricante. É possível encontrá-lo logo abaixo do cooler.
Sua comunicação com os outros hardware acontece através das ligações existentes na placa mãe. Portanto, para executar um programa ele precisa receber dados da memória RAM, trocar informações com o chipset e por fim enviar ordens para os outros componentes.
Placa de vídeo
Existem dois tipos de placa de vídeo: offboard e onboard. Alguns computadores possuem um chip gráfico embutido na placa mãe, esse é o tipo de placa de vídeo chamada onboard. Já o tipo offboard ocupa muito mais espaço, é parecida com uma caixa de metal e, se for mais robusta, dispõe de uma conexão exclusiva para fornecimento de energia.
A diferença entre elas é que o desempenho da placa onboard é bem mais limitado, reproduzindo gráficos bem simples. Enquanto isso, a offboard é um item de hardware especializado para o processamento de elementos tridimensionais e oferece muito mais qualidade.
Não deixe de conferir as 10 melhores placas de vídeo de 2022!
Placa de som
Esse componente também possui duas variedades, assim como a placa de vídeo, a onboard e a offboard. A placa onboard já vem soltada junto a maioria das placas mãe e não deixam a desejar no quesito qualidade. Já com a versão de placa offboard oferece qualidade de áudio superior e é conectada via slot PCI.
A placa de som é o componente que será responsável por fazer a conversão dos sinais sonoros digitais gerados a partir do computador em áudio analógico. Com isso, esse áudio poderá ser reproduzido de maneira limpa e clara, seja por caixas de som ou fones de ouvido.
Cooler
Esse componente, em seu modelo mais simples, é composto por uma parte de metal no formato cúbico que vai sobre o processador, e um ventilador no centro. Eles podem variar de tamanho e potência conforme a necessidade de processamento de cada computador. É mais comum que os computadores contenham pelo menos 2 coolers.
Eles funcionam como uma espécie de resfriador e foram desenvolvidos como uma solução para manter a temperatura do processador em um nível aceitável. Isso garante o bom desempenho do processador, que acaba elevando sua temperatura devido ao processamento de dados.
Fonte de alimentação
Esse componente também é essencial para o funcionamento de qualquer máquina. A fonte de alimentação possui um formato de caixa metálica, é conectada à tomada através do cabo de força e interligada aos demais hardware. Se seu PC for mais antigo, é provável que a fonte esteja na parte superior dele.
Sua função é receber a energia elétrica da tomada e transformá-la para que os outros componentes possam funcionar de maneira apropriada. Isso ocorre devido aos transformadores e componentes elétricos, que tem como principal tarefa a redução dos volts da tomada para valores compatíveis com os itens de hardware.
Entenda mais sobre o seu computador!
Agora que chegou ao fim do artigo, você já conseguiu aprender bastante sobre os componentes do seu computador e qual a função que eles desempenham. Essas informações são essenciais para quem quer saber, de forma simples, o que acontece dentro do seu PC e não ser pego de surpresa diante de um problema.
Lembre-se, é sempre importante consultar um técnico especializado caso haja inconsistências mais graves envolvendo a sua máquina. Infelizmente, alguns problemas só têm solução a partir de uma análise mais completa e assertiva sobre o que possa estar acontecendo.
Por último, não deixe de conferir quais os 10 melhores notebooks de 2022 e veja as opções com os melhores componentes do mercado.