Mídia

Campanha da SBD tem música criada por IA sobre hanseníase

MC Leh, da GR6 Explode, dá voz ao funk “Enredos da Hansen(IA)se”, feito a partir de histórias reais de cura e superação da doença

A Hanseníase tem cura, mas se não tratada pode deixar sequelas. É por isso que neste Janeiro Roxo, mês de combate à doença, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lança a campanha Enredos da Hansen(IA)se.

A iniciativa une inteligência artificial e o funk brasileiro para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento feito por um médico dermatologista.

O hit da campanha, gravada por MC LeH da GR6 Explode, produtora que detém o 6º maior canal do Brasil no Youtube e 2º maior canal de funk do mundo, teve sua letra construída por inteligência artificial – por isso hansenIAse – a partir de histórias reais de cura de pacientes e superação da doença retiradas da internet. O intuito da criação da música, que conta com a participação de MC Stamm, é conscientizar a população jovem das classes C,D e E sobre a doença, que é transmissível através do contato físico, e seu tratamento.

A música e o clipe da campanha estão disponíveis no site www.sbd.org.br/janeiroroxo, que conta ainda com informações sobre a doença e seu tratamento, e uma estratégia de divulgação que engloba mídia digital (mídia programática e Meta Ads), rádio e redes sociais, com publicações nos perfis dos artistas, da gravadora e da SBD, além das plataformas musicais Spotify e Deezer.

Dono de uma voz inconfundível, o jovem MC LeH vem chamando atenção do público e de grandes nomes da música, como a gravadora GR6 que o empresaria. Seu talento na música e sua aptidão para composições já o levaram à participação em vários clipes de sucesso. No YouTube, suas músicas “Agradeça ao Pai”, “Adivinha” e “Esperança” já somam mais de meio milhão de visualizações.

A parceria entre o funkeiro paulista e a gravadora promete gerar bons frutos para a campanha, que foi criada e planejada pela Triunfo voluntariamente para ajudar na causa. Já o GR6, onde a música foi gravada, é um dos maiores complexos musicais da América Latina e conta com 40 milhões de inscritos em seu canal no YouTube.

“Para nós, essa campanha uniu o novo com a realidade brasileira. E teve o poder de comunicar e conscientizar sobre a hanseníase de maneira criativa e popular”, diz Rachel Vassoler, atendimento da agência responsável pela campanha.