A Academia Brasileira de Eventos e Turismo realiza, no próximo dia 01 de abril, a Oficina “Universidades e Empresas conjugando e aprimorando mercados”, para discutir estratégias para o aprimoramento, crescimento e qualificação para o mercado de feiras.
O encontro será na ESPM, em São Paulo, e é voltado a todo o universo acadêmico e empresarial, associações de classe, docentes e alunos interessados.
O programa terá cinco painéis que irão discutir a gestão estratégica das feiras, desde a organização até a comercialização; estratégias de segmentação das feiras; ferramentas para promoção e valorização das feiras; hospitalidade; cerimonial e protocolo, com a participação de docentes de cinco universidades – FGV, Anhembi Morumbi, ESPM, Senac e Faap, além de debatedores que compõem a direção de empresas e entidades como Apas – Associação Paulista de Supermercados, Francal, Couromoda, Abih – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e cerimonialistas.
“É uma oportunidade especial para que empresas, universidades e alunos troquem ideias e experiências. Um dos objetivos da Oficina é provocar novas reflexões e forma de relacionamento entre esses mercados.”, afirma Marisa Canton, diretora da Canton Eventos e diretora da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.
Somente na cidade de São Paulo, o mercado de feiras movimenta riquezas na ordem de R$ 16 bilhões por ano, de acordo com estudo recente da Ubrafe – União Brasileira das Feiras e Eventos. São 2.222 feiras de negócios realizadas a cada ano em todo o território nacional – foram 610 só no Estado de São Paulo em 2014.
As Oficinas promovidas pela Academia fazem parte das estratégias de um pioneiro projeto educacional criado pela entidade, já em andamento, que visa a realização de estágios monitorados nacionais e internacionais a jovens estudantes.
“Por meio dessas Oficinas, a Academia tem tido a oportunidade de incentivar uma maior aproximação entre os diferentes setores que compõem nossa sociedade: setor acadêmico, setor empresarial e setor público, ligados ao turismo e eventos de nosso País, por meio do incentivo à discussão e engajamento entre esses setores, mostrando a possibilidade de um olhar e caminhos parceiros, com propostas inéditas e inovadoras para o bem comum.”, complementa Marisa.
A segunda Oficina “A Universidades e Empresas conjugando e aprimorando mercados” tem o apoio da Confederação Nacional do Comercio de Bens e Serviços – CNC/ Conselho Nacional de Turismo, da Ubrafe e da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing.
Iniciativa inédita no Brasil, a Academia Brasileira de Eventos e Turismo foi inaugurada em fevereiro 2006 e surgiu da necessidade de uma representação honrosa do setor dos eventos e do turismo no País, trazendo, por meio de ações inéditas e programadas, a integração de esforços para a implementação do setor a nível nacional e internacional, de forma a evidenciar e prestigiar seu crescimento e competências de maneira sustentável e ética.
O Colégio Acadêmico prevê a composição de 40 acadêmicos nacionais efetivos e perpétuos, e à semelhança de outras Academias no Brasil e no mundo, seu quadro é constituído por profissionais notórios de todos os segmentos que compõem a cadeia produtiva deste setor da economia.
Entre suas principais ações, em 2011 instituiu o Dia do Profissional de Eventos, comemorado desde 2013, oficialmente, em 30 de abril, bem como a Biblioteca Nacional de Eventos, em vias de abertura.
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