A McDonald’s Portugal desenvolveu uma ação de endomarketing onde certamente, despertará algumas ideias para futuros projetos nas empresas nacionais. A marca tem feito um belo trabalho ao longo destes anos, desde a melhoria da qualidade nos seus produtos, fidelização para com o consumidor, renovação dos seus espaços transformando-os em locais de lazer e não apenas refeição, ações de solidariedade, enfim, a marca está decidida a apagar a má reputação que lhe deram no passado.
Esta ação conta com dois sites: www.vidascomm.com e www.historiascomm.com, onde os colaboradores falam sobre as condições de trabalho, formação e desenvolvimento e oportunidades de carreira, e alguns documentários protagonizados por ex-colaboradores do McDonald’s, dando a conhecer as suas histórias de sucesso.
“Vidas com M” é mais um exemplo de valor para com os seus cerca de 6.300 colaboradores. Esta iniciativa é uma aposta nas plataformas on-line, visto ser onde passam mais tempo e o meio de comunicação preferido destes trabalhadores, apresenta o percurso profissional e pessoal de alguns dos casos de sucesso dos atuais colaboradores do McDonald’s Portugal, retratando diferentes vivências e a forma como a rede de fast food marcou as suas vidas.
São 12 casos reais, onde cada trabalhador, desde o diretor de Operações aos funcionários, revelam todas as melhores experiências e momentos passados no McDonald’s. Um conceito que se traduz no nome do projeto, “Vidas com M”, que visa espelhar a presença da empresa no quotidiano dos seus colaboradores, muitas vezes, para além da vertente profissional.
“Histórias com M”, retrata em gênero de documentário algumas histórias de sucesso de alguns ex-colaboradores do McDonald’s, como é o caso da artista plástica Susana Anágua, de 34 anos, licenciada em Artes Plásticas pela Escola Superior Tecnológica, Gestão, Arte e Design das Caldas da Rainha, e um mestrado em Digital Art no Camberwek College of Arts, de Londres, e que trabalhou no restaurante McDonald’s de Vila Franca de Xira, entre 1996 e 2004.
A agência responsável pela elaboração dos vídeos foi a Fullsix Portugal, sob a realização dos documentários do diretor Criativo, Rui Vieira.
É um exemplo a ser seguido? Comente.