Há mais de 20 anos no Brasil, a McCain, do mercado de fabricação de batatas pré-fritas congeladas, está com planos ousados de expansão para sua operação no País e pretende dobrar de tamanho em cinco anos. A empresa também está investindo em ações de marketing promocional com foco principal no canal de varejo.
Para acelerar o crescimento no segmento, que hoje representa 20% no faturamento, contra 80% do canal de Food Service, a McCain adotou um novo posicionamento no mercado com o intuito de apresentar a marca ao consumidor final.
No segundo semestre de 2014, foi desenvolvida a campanha ‘McCain Naturalmente Gostosa’, que teve como principais ações a mudança do logotipo, renovação das embalagens, ampliação da visibilidade da marca e lançamento de produtos, seguindo um alinhamento global. A empresa ainda planeja reforçar as ações de comunicação nos pontos de venda e inserções na mídia.
Ainda no ano passado, a companhia lançou o “Happy Hour McCain”, uma ação promocional com 23 de bares de São Paulo para levar aos consumidores novas opções de porções para os momentos de confraternização de final de ano.
A ação de marketing promocional mais recente da empresa foi a “Campanha de Verão” no formato food truck, que percorreu todo o litoral paulista entre os dias 26 de dezembro e 26 de janeiro, oferecendo degustações da tradicional batata palito aos moradores e turistas.
Além disso, foi realizada a promoção Compre & Ganhe em mais de 50 bares e restaurantes, e 30 supermercados do litoral. Ao pedir duas porções de batatas fritas ou comprar dois produtos da McCain, o consumidor ganhava um bowl colecionável e exclusivo.
Segundo Ricardo Hvenegaard, gerente de marketing de varejo da McCain, a ação de verão impactou durante os 30 dias cerca de 38. 827 consumidores. “Foi um sucesso absoluto. Além de perceber ali, na hora, a diferença da batata in natura e da pré-frita congelada na degustação que acontecia no Tuk Tuk, o consumidor ainda foi impactado no supermercado e no bar, ou seja, em situações diferentes de consumo.”, finaliza.