O Cósmicas – Programa de Lideranças Femininas Makro, concebido pelo Instituto Tomie Ohtake com patrocínio do Makro Atacadista, está com inscrições abertas até 5 de junho.
O projeto foi desenvolvido com foco em mulheres jovens, de 14 a 21 anos, prioritariamente negras, indígenas, trans e com deficiência, que residam nas periferias da capital paulista e de outras 18 cidades do estado de São Paulo.
O melhor do marketing social está aqui.
Leia também: Praya e Makro Atacadista plantam mais de 13 mil árvores.
Composto por 16 semanas de atividades, com 112 horas no total, o Cósmicas incluirá aulas online, encontros com lideranças femininas inspiradoras e experiências virtuais ligadas a temas como artes, cultura, direitos humanos, ancestralidade, gênero, raça, acessibilidade, entre outros.
A-iniciativa busca criar espaços de aprendizagem, desenvolvimento de autonomia e articulação de redes para que as participantes protagonizem transformações individuais e coletivas com vistas a uma sociedade menos desigual.
As atividades serão ministradas por mais de 30 mulheres inspiradoras, como artistas, educadoras, acadêmicas, ativistas e empreendedoras de grande destaque, entre elas:
- Adriana Barbosa, criadora do festival Feira Preta;
- Jandaraci Araujo, gerente de desenvolvimento sustentável do Banco Santander;
- Macaé Evaristo, vereadora em Belo Horizonte;
- Priscila Gama, presidente do Instituto Das Pretas e Danielle Rainha, CHRO do Makro Group.
Ao longo do percurso de formação, as participantes poderão desenvolver seus planos de vida, refletir sobre as possibilidades de escolha profissional, além de projetar perspectivas de futuro alinhadas aos seus interesses e sonhos.
Ao final do programa, serão expostos exercícios poéticos – vídeos, textos, desenhos, reportagens, entre outros – criados pelas jovens em uma galeria virtual.
A plataforma online para a interação das participantes com os conteúdos e o pacote de dados de internet serão viabilizados gratuitamente a todas as participantes pelo Cósmicas – Programa de Lideranças Femininas Makro.
“Para nós é muito gratificante poder viabilizar um projeto tão essencial na formação de jovens mulheres para que elas sejam líderes de suas próprias histórias.”
“Dar acesso à educação e cultura é fundamental para alcançarmos um futuro melhor, e poder realizar projetos como esse é parte do nosso compromisso com a diversidade e a promoção de impacto social positivo no país, principalmente nas comunidades onde estamos presentes”, afirma Gilson Ferreira, diretor de Recursos Humanos do Makro Brasil.