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São Paulo Futebol Clube e Live Nation fecham acordo exclusivo para shows no Morumbi

O acordo implica que o São Paulo receberá aproximadamente R$ 60 milhões ao longo de cinco anos pela cessão do estádio, além de uma receita variável proveniente da exploração comercial das apresentações.

O São Paulo Futebol Clube estabeleceu um contrato exclusivo com a Live Nation, uma das maiores produtoras de shows globalmente, garantindo que o Estádio do Morumbi seja o palco dos eventos organizados pela empresa nos próximos cinco anos.

A jornalista Monica Bergamo divulgou a informação na Folha de São Paulo. O acordo implica que o São Paulo receberá aproximadamente R$ 60 milhões ao longo de cinco anos pela cessão do Morumbi, além de uma receita variável proveniente da exploração comercial dos shows.

Embora a proposta da Live Nation ainda precise ser aprovada pelo Conselho Deliberativo do clube, há uma forte tendência de que o negócio seja concretizado, o mais tardar, em janeiro. A expectativa é de que os grandes shows organizados pela empresa no Brasil sejam realizados com maior frequência no Morumbi.

Essa parceria já vinha sendo delineada nos últimos anos, com a Live Nation sendo responsável pelas turnês de grandes nomes da música, como U2, Madonna, Metallica e Coldplay, todos tendo utilizado o Estádio do Morumbi em suas últimas apresentações no Brasil.

O acordo provavelmente aumentará o número de shows no estádio do São Paulo, que anteriormente estava sendo desviado para o Allianz Parque, o campo do Palmeiras. Bandas populares, como o RBD, utilizaram ambos os estádios em turnês neste ano de 2023, mas agora concentrarão seus shows no Morumbi.

Com uma previsão de encerrar o ano com um faturamento superior a US$ 12 bilhões, o grupo Live Nation é proprietário da Ticketmaster, uma das maiores empresas de bilheteria do mundo, e é acionista da Roc Nation, um conglomerado de entretenimento cujo principal sócio é o rapper Jay-Z. No Brasil, a empresa anunciou a operação Roc Nation Sports neste ano, adquirindo parte da agência TFM, que gerencia as carreiras de jogadores como Vinícius Júnior e Endrick, entre outros.

Essa parceria não apenas gera receita para o São Paulo, mas também fortalece comercialmente o Morumbi, que nos últimos anos perdeu destaque para o Allianz Parque e a Neo Química Arena, inaugurados em 2014.

Foto: Depositphotos