Feiras

Nano Art Hub realiza primeira edição no Shopping Lar Center

Feira de arte será realizada em três diferentes ciclos com temáticas distintas, até o dia 04 de fevereiro de 2024, com parte do valor arrecadado revertido para o Instituto Center Norte, que atende projetos sociais e culturais na região da zona norte da capital paulista.


A Nano Art Market, marketplace que vende e entrega obras de arte a nível nacional, com uma proposta mais acessível para galerias de arte e visando a formação de novos públicos para as artes visuais, promove a primeira edição da Nano Art Hub, feira de arte que vai até o dia 04 de fevereiro de 2024 no piso térreo do Shopping Lar Center, na zona norte da capital paulista. Diferente das outras feiras realizadas em São Paulo, a Nano Art Hub tem uma duração maior, de três meses, em três ciclos, que são Colecionismo e Mercado de Arte, de 09 de novembro a 03 de dezembro; Mulheridades na Arte, de 07 de dezembro a 07 de janeiro de 2024; e Arte para construir o amanhã, de 11 de janeiro a 04 de fevereiro de 2024.

“O circuito da arte em São Paulo sempre foi muito restrito a poucos bairros. Realizar uma feira de arte no Shopping Lar Center, na zona norte da capital, é uma oportunidade para abrir novos mercados, mas principalmente, para formar novos públicos para as artes visuais – uma nova opção de lazer e entretenimento para a região”, detalha Thomaz Pacheco, fundador da Nano Art Market

A ideia é que os expositores funcionem como um espaço pop-up, trocando os artistas expostos durante os três ciclos da feira. Neste período, também será possível a rotatividade de expositores. Para este primeiro ciclo, com a temática Colecionismo e Mercado de Arte, são 32 expositores, das quais 27 galerias de arte nacionais e 05 instituições culturais, comercializando obras de até R$ 80 mil reais.

O público pode conhecer o trabalho de mais de 200 artistas apresentados nos estandes dos expositores participantes, dentre nomes renomados como Tomie Ohtake, Roberto Burle Marx, Alfredo Volpi, Amilcar de Castro, assim como os contemporâneos, Nelson Leirner, Véio e Hudinilson Junior. Um fato curioso é a dimensão dos estandes dos expositores – entre 16 m² e 32 m² -, assegurando um espaço mais raso de profundidade, porém, mais extenso no comprimento para deixar o visitante mais próximo das obras que serão expostas pelos expositores.

“Em menos de duas semanas já tivemos mais de 3.500 visitações, um dado interessante para o início de uma nova feira no circuito e em uma nova zona de acesso. Até agora, o ticket médio das obras que estão sendo comercializadas é em torno de R$12 mil a R$64 mil reais – as vendas estão pulverizadas, 72% dos expositores fizeram pelo menos uma transação durante os primeiros dez dias de feira. Além disso, a Nano oferece aos expositores a montagem dos estandes, manuseio dos acervos, empacotamento, possibilidade de parcelamento aos clientes e a entrega das obras – tudo isso pois a interface entre os expositores e os clientes pode ser viabilizada por meio do marketplace da Nano Art Market”, comenta Thomaz.

A Nano Art Hub é uma iniciativa que propõe uma nova forma de atuação no mercado de arte, visando a democratização do acesso e também do incentivo à educação. Além de ser um ponto de encontro para todos que apreciam as artes visuais, é um espaço para reflexão, partilhas, trocas e aprendizados. Por isso, além dos expositores que participam da feira, a Nano Art Hub realiza uma programação paralela com viés educativo, totalmente gratuita, como talks com convidados, oficinas com diversos artistas e visitas guiadas. Os encontros acontecem aos sábados e aos domingos. As inscrições podem ser realizadas uma hora antes do início das atividades – limite de 25 participantes por horário. A programação completa é divulgada, semanalmente, pelas redes sociais da Nano Art Market.

Foto: Divulgação