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BASF leva diversas frentes de inovação aberta ao CASE 2023

Novo desafio para o setor agro e busca por novas oportunidades são as novidades apresentadas no evento.


A BASF, indústria química líder em inovação, está participando da 10ª edição da Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo, CASE, com as suas diversas frentes de conexão com o ecossistema de inovação aberta. O evento, que propõe celebrar o ecossistema de inovação, conectar startups e empreendedores de todo o Brasil, está sendo realizado nos dias 22 e 23 de novembro, em São Paulo. 

Além do estande, onde as equipes promovem experiências, apresentamoportunidades de conexão, cases e propostas de desafios, há o painel “Inovação descentralizada em Big Corps”, apresentado por Ornella Nitardi, head de Inovação Aberta e Ecossistemas Digitais da BASF América do Sul, abordando a estratégia da companhia no dia 23, às 15h30.

“A BASF, que é líder global em inovação com suas soluções para um futuro mais sustentável, tem também uma jornada intensa em inovação aberta, liderando esse movimento entre as indústrias químicas na América do Sul”, afirma Ornella

“Viemos ao CASE para reforçar nossa conexão com o ecossistema e buscar oportunidades de inovação em temas como bioinovação, materiais de próxima geração, embalagens sustentáveis, proteção de culturas, entre outras possibilidades”.

A Plataforma de Inovação Aberta AgroStart que, desde 2016, já interagiu com mais de 600 startups em toda a América Latina e é referência em aceleração de startups de agtech na região, aproveita a oportunidade para lançar um desafio. O AgroStart está realizando o Greatest Challenges, um projeto que desafia startups a criarem soluções inovadoras para controle de nematoides e mensuração de dados foliares. O Greatest Challenges está aberto para participantes do Brasil e da América Latina e tem como propósito estimular e apoiar projetos inovadores voltados para o setor agrícola.

O onono, Centro de Experiências Científicas e Digitais, vai se apresentar como o hub que une o espaço físico e o digital, e que faz a conexão entre os desafios da BASF e de seus clientes com o ecossistema de inovação aberta para transformar os mais diversos modelos de negócios. Com um portfólio de soluções, com metodologias customizadas, realiza ideathons, workshops, eventos, innovation days e consultorias de cocriação e design de experiências personalizadas. Além disso, o hub oferece experiências dinâmicas e imersivas, como um espaço de economia circular, estação de impressão 3D, estúdio para produção de conteúdo, laboratórios de Aplicação e Performance e uma plataforma de conteúdo sobre ESG, Sustentabilidade, Digitalização e Inovação.

A frente de investimentos em startups e fundos de ventures capital, BASF Venture Capital (BVC), também está no CASE buscando oportunidades focadas em tecnologia para o setor agrícola, descarbonização, economia circular, novos materiais e modelos de negócios disruptivos.

O negócio de Personal Care, que é um dos maiores fornecedores da indústria cosmética, este ano inaugurou seu ecossistema de soluções para o mercado de cabelo, o Hair Care 360°, por meio do lançamento de desafio de inovação aberta em parceria com onono e The Barkery, voltado a soluções para cuidados com cabelos cacheados e crespos, investindo na inovação colaborativa para ingressar em novas frentes no mercado cosmético.

A equipe de Transformação Digital da BASF tem o desafio de transformar uma empresa centenária, que foi fundada antes da existência da internet, a continuar crescendo na era digital. IA, IOT, ciência de dados, entre outras tecnologias e soluções digitais que estão apoiando a BASF no propósito de criar química para um futuro sustentável, serão exploradas para novos negócios no CASE.

Já, a Fundação Eco+, consultoria de sustentabilidade instituída e mantida pela BASF, apresenta seus serviços, como o SustenHub, plataforma de serviços online que oferece uma jornada digital para os clientes. A ferramenta SustenLOG, solução de cálculo de carbono para o setor logístico e o Mata Viva, programa de compensação de emissões de gases de efeito estufa, são outras possibilidades de parceria apresentadas no evento.

E o estande conta também com a Suvinil, que apresenta três produtos digitais de destaque para ilustrar sua eficiência. O primeiro é o Descubra sua Tinta, que com apenas cinco passos simples, ajuda na escolha da cor da tinta para cada ambiente e perfil de consumidor. O segundo é o Pricepoint, uma ferramenta interna que monitora os preços no mercado. E por fim, a fabricante traz sua mais recente solução, Suvi, inteligência artificial que guia consumidores, pintoras e pintores. 

Tudo isso, em reforço ao compromisso da marca com a facilitação da jornada de pintura e com o objetivo de atrair ainda mais a atenção das startups, aproximando a Suvinil deste ecossistema. As três soluções são fruto de intraempreendedorismo; exemplos de como o programa Fora da Lata – programa de aceleração de startups e geração de negócios – que traz resultados reais e inovadores, por meio de três principais frentes: Tecnologia, Laboratório e Intraempreendedorismo. 

O encontro no CASE faz com que quem estiver participando do circuito possa conhecer mais sobre o programa e os produtos digitais da Suvinil, além de dar abertura para novas startups que tenham interesse em se cadastrar no programa de inovação aberta Suvinil Fora da Lata.

Por fim, no palco Sebrae for Startups, Juliana Carvalho, de Transformação Digital da BASF, vai mediar o painel “Agilidade como motor da inovação de empresas tradicionais”, com Ricardo Bernardes de Barros Campo, da Raízen e Victor Eduardo Silva, da Brain Inovação e Tecnologia.