Aberta a pré-venda

Tomorrowland e Governo de SP reforçam compromisso com mobilidade e experiência do público

Estado deve investir cerca de R$ 22 milhões em melhorias de acesso e capacidade do camping DreamVille será aumentada em 53%

Alok, Bruno Vanwelsenaers, Natália Resende, Marília Marton, Guilherme Gazzola e Rodrigo Mathias
Alok, Bruno Vanwelsenaers, Natália Resende, Marília Marton, Guilherme Gazzola e Rodrigo Mathias

O Tomorrowland Brasil, maior evento de música eletrônica do mundo, confirmou a data da edição deste ano: será nos dias 11, 12 e 13 de outubro, no Parque Maeda, em Itu, interior do estado de São Paulo. O anúncio foi feito em evento nesta terça-feira (9), na Sala São Paulo, reunindo os organizadores do festival no Brasil – a We Are One World e a DC Set Group – em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Itu. As autoridades e executivos presentes pactuaram um compromisso para aprimorar a realização do evento em 2024, focados principalmente em mobilidade para a região e melhorias estruturais.

O objetivo é transformar o Tomorrowland em uma referência de experiência e turismo, com investimento público nos acessos ao festival e o aprimoramento das estruturas. Assim, Itu deverá se consolidar como um dos grandes pólos de realização de grandes eventos no estado, criando um legado para a região e para a população. A expectativa é que os shows reúnam mais de 200 mil pessoas ao todo, sendo 25% de turistas internacionais.

“O Tomorrowland não apenas oferece uma experiência musical inesquecível, mas também contribui para o desenvolvimento de um hub de projetos e arranjos criativos no interior do Estado. Ações assim trazem benefícios para a cultura, a coesão social e o desenvolvimento econômico não apenas para a região, mas a nível nacional”, pontua a secretária de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.

Entre as ações para facilitar o fluxo das pessoas que se deslocam ao festival, foram anunciadas melhorias no acesso que beneficiarão também as comunidades vizinhas, garantindo que os benefícios econômicos e sociais gerados com os empreendimentos no parque se multipliquem. Cinco rodovias vicinais serão implantadas, com total 17,5 quilômetros de extensão, já com previsão de asfaltamento. As obras contribuirão, também, para o acesso das comunidades vizinhas à região. O valor investido pelo Estado será de R$ 22 milhões. O projeto é de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), e segue dentro da política estadual de realizar ações que destravem o desenvolvimento das cidades.

“Com essa intervenção, acreditamos contribuir para a consolidação de uma importante ação cultural, o que beneficia a região não somente facilitando o acesso das pessoas como também por meio da geração de empregos”, avalia a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.

Além disso, haverá esforços para aprimorar a drenagem do solo e investimentos para aumentar em 34% a capacidade de público do DreamVille, a área de camping do festival. A expectativa é chegar a 20 mil pessoas alojadas no espaço do Parque Maeda, vivendo uma experiência intensiva do festival.