Amor de 4 patas

Sampa Cat Fest invade o Beco do Batman

Evento acontece pela primeira vez no Brasil nos dias 8 e 9 de junho, com o intuito de promover o universo felino e reunir CatLovers

Créditos: Divulgação
Créditos: Divulgação

A popularidade dos gatos como animais de estimação e seu papel especial na cultura global têm feito surgir uma série de festivais ao redor do mundo. Japão, Bélgica, EUA, Tailândia, Malásia, Rússia, Reino Unido, Itália, Austrália, possuem seus eventos em torno do universo felino, cada um com suas próprias tradições e significados. No Japão, por exemplo, ele acontece anualmente em Tóquio – Neko Matsuri – homenageando os gatos com desfiles, fantasias e mercados temáticos.

E agora, chegou a vez do Brasil entrar neste universo com a primeira edição do Sampa Cat Fest, que acontecerá nos dias 8 e 9 de junho, em São Paulo.

Promovido pela Vou de Nekô – aplicativo de comida asiática que também realiza o NekoFest e o AuroraFest – , em parceria com a Ziv Gallery, o evento será estrategicamente realizado no Beco do Batman, na Vila Madalena, zona oeste da cidade, onde será montada uma infraestrutura com estandes, espaço para exposições, comidas variadas, vacinação, aulas de yoga (exaltando posições inspiradas nos felinos), performance de taiko com Shamissen, painéis sobre nutrição, comportamento, central de adoção, entre outras atividades.

Destaque ainda para a Cat Parade, um desfile onde vale soltar a criatividade em roupas e maquiagens para celebrar ao som da Academia Bateria de Rua.  O DJ Pauluk estará no evento, com hits das baladas dos anos 70 e 80 de Tóquio, além de muito rock nacional e internacional com Harada & Scabin.

Haverá ainda exposição de obras com a temática de gatos. Doze artistas foram selecionados e já estão produzindo telas que vão homenagear, valorizar, e destacar os gatinhos. Cada um no seu estilo e suas interpretações, entre eles Cinthia Saty, Lygia Pires, Kleverson Mariano, Marmota vs Milky, Ots e Camila Gondo.

Para Marisol Kiyoko Guevara, idealizadora do Sampa Cat Festival, o evento deve receber 30 mil pessoas durante os dois dias. “Será um mix de saúde pública, bem-estar animal, muitas comidinhas, lojinhas da temática, artistas e informação de qualidade para cuidarmos melhor dos bichanos”, revela.