Experiência de Marca

Lipton e Nestlé entre as marcas favoritas dos muçulmanos

O mercado muçulmano esta cada vez maior, com cerca de 1,800 milhões de habitantes em todo o mundo, portanto, a Agência Ogilvy concluiu o primeiro estudo que analisou as marcas favoritas desta comunidade, em produtos de higiene, produtos alimentares, bebidas, indústria financeira e aviação.

O mercado muçulmano está cada vez maior, com cerca de 1,800 milhões de habitantes em todo o mundo, portanto, a Agência Ogilvy concluiu o primeiro estudo que analisou as marcas favoritas desta comunidade, em produtos de higiene, produtos alimentares, bebidas, indústria financeira e aviação.

Para os entrevistados a origem de um produto é menos importante do que a honestidade. Aos olhos dos consumidores, uma marca islâmica não tem de vir de um país muçulmano, e como demonstra o número de um dos rankings, a Lipton e a Nestlé respectivamente, se encontram no ranking de baixo do Emirates e Etihad, duas marcas de países muçulmanos. Ou seja, desvendando que empatia e conhecimento são fatores muito mais importantes que o local de origem.

Quando se trata de produtos de higiene e cuidados pessoais, a preferência por produtos de qualidade que atendam a sharia ou lei islâmica. O mesmo se aplica aos produtos alimentares, cujo preparo e manuseio são regulamentados por lei.

O ceticismo do consumidor muçulmano é uma razão pela qual o setor financeiro tem resultados tão pobres no ranking elaborado pela Ogilvy. Os entrevistados manifestaram o desejo que faz compreender realmente os valores islâmicos e aplicá-los em todas as operações e não vê-los como meras trocas monetárias.

Liderando o ranking está Lipton, seguido pela Nestlé, Nescafé e Kraft. As empresas acompanham o setor de cuidados pessoais como Colgate, Sunsilk, Close up ou Dove e nos últimos pontos encontramos as empresas de avião da Air Arabia e Emirados Árabes Unidos, onde finalmente, as entidades do setor financeiro, como o Citibank ou HSBC.

Dados da Ogilvy Noor Brand Index

Brand Ogilvy Noor Index Score Brand Ogilvy Noor Index Score
Lipton 131 Heinz 101
Nestlé 130 Nivea 98
Nescafé 122 Fair & Lovely 97
Nido 118 Pepsi 95
Kraft 117 Coca-Cola 94
Maggi 117 Air Arabia 91
Mirinda 110 L’Oreal 90
Pringles 110 Axe 88
Lays 110 Emirates 85
7 Up 109 Red Bull 78
Colgate 108 Etihad Airways 77
Lux 108 Singapore Airlines 63
Sunsilk 105 Cathay Pacific 62
Close Up 103 Citibank 59
Dove 103 Standard Chartered 54
Pantene 102 HSBC 51
Rexona 102 RBS 47
Head & Shoulders 101

Para Miles Young, CEO da Ogilvy & Mather Worldwide, “o mercado muçulmano tem grande potencial de negócios e identificar seus gostos e preferências podem ajudar a criar relações comerciais valiosas com esta comunidade florescente. E deve remover o equívoco de que eles não estão abertos à inovação e mudança. “