O mercado muçulmano está cada vez maior, com cerca de 1,800 milhões de habitantes em todo o mundo, portanto, a Agência Ogilvy concluiu o primeiro estudo que analisou as marcas favoritas desta comunidade, em produtos de higiene, produtos alimentares, bebidas, indústria financeira e aviação.
Para os entrevistados a origem de um produto é menos importante do que a honestidade. Aos olhos dos consumidores, uma marca islâmica não tem de vir de um país muçulmano, e como demonstra o número de um dos rankings, a Lipton e a Nestlé respectivamente, se encontram no ranking de baixo do Emirates e Etihad, duas marcas de países muçulmanos. Ou seja, desvendando que empatia e conhecimento são fatores muito mais importantes que o local de origem.
Quando se trata de produtos de higiene e cuidados pessoais, a preferência por produtos de qualidade que atendam a sharia ou lei islâmica. O mesmo se aplica aos produtos alimentares, cujo preparo e manuseio são regulamentados por lei.
O ceticismo do consumidor muçulmano é uma razão pela qual o setor financeiro tem resultados tão pobres no ranking elaborado pela Ogilvy. Os entrevistados manifestaram o desejo que faz compreender realmente os valores islâmicos e aplicá-los em todas as operações e não vê-los como meras trocas monetárias.
Liderando o ranking está Lipton, seguido pela Nestlé, Nescafé e Kraft. As empresas acompanham o setor de cuidados pessoais como Colgate, Sunsilk, Close up ou Dove e nos últimos pontos encontramos as empresas de avião da Air Arabia e Emirados Árabes Unidos, onde finalmente, as entidades do setor financeiro, como o Citibank ou HSBC.
Dados da Ogilvy Noor Brand Index
Brand | Ogilvy Noor Index Score | Brand | Ogilvy Noor Index Score |
Lipton | 131 | Heinz | 101 |
Nestlé | 130 | Nivea | 98 |
Nescafé | 122 | Fair & Lovely | 97 |
Nido | 118 | Pepsi | 95 |
Kraft | 117 | Coca-Cola | 94 |
Maggi | 117 | Air Arabia | 91 |
Mirinda | 110 | L’Oreal | 90 |
Pringles | 110 | Axe | 88 |
Lays | 110 | Emirates | 85 |
7 Up | 109 | Red Bull | 78 |
Colgate | 108 | Etihad Airways | 77 |
Lux | 108 | Singapore Airlines | 63 |
Sunsilk | 105 | Cathay Pacific | 62 |
Close Up | 103 | Citibank | 59 |
Dove | 103 | Standard Chartered | 54 |
Pantene | 102 | HSBC | 51 |
Rexona | 102 | RBS | 47 |
Head & Shoulders | 101 | – |
– |
Para Miles Young, CEO da Ogilvy & Mather Worldwide, “o mercado muçulmano tem grande potencial de negócios e identificar seus gostos e preferências podem ajudar a criar relações comerciais valiosas com esta comunidade florescente. E deve remover o equívoco de que eles não estão abertos à inovação e mudança. “