Experiência de Marca

KLM recriou poltrona de avião nas cores LGBTQIA+

Na ativação na Avenida Paulista, público teve a chance de mostrar seu orgulho, tirar fotos, gravar vídeos para as redes sociais e concorrer a uma viagem para Amsterdã, na Holanda.


A KLM realizou uma ativação que teve o objetivo de dar visibilidade e impulsionar a inclusão, proporcionando um momento para celebrar as cores do orgulho com a comunidade LGBTQIA+. A iniciativa “Lugar de Orgulho KLM – A diversidade te leva mais longe” convidou o público a compartilhar seu apoio à causa entre os dias 12 e 15 de outubro, no Shopping Cidade São Paulo, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo.

A-ação contou com um assento da KLM em um espaço personalizado com as cores da bandeira LGBTQIA+, em uma atmosfera divertida e colorida, criada especialmente para o público demonstrar seu orgulho, tirar fotos e gravar vídeos para as redes sociais, usando as hashtags #LugarDeOrgulho e #KLM

O púbico que passou pelo local teve a chance, também, de concorrer a uma viagem* para Amsterdã em 2024 com direito a acompanhante. O sorteio foi realizado no dia 15/10, às 23h, e a pessoa vencedora será anunciada em 16/10. Entre as oportunidades de turismo em Amsterdã no próximo ano, quem viajar terá a chance, por exemplo, de participar da próxima edição do Pride Amsterdam, o tradicional festival do orgulho na capital holandesa que acontece sempre em agosto.

O-espaço também trouxe uma linha do tempo que mostrava o envolvimento da KLM com o tema. A empresa tem um histórico de apoio à causa LGBTQIA+ desde 1998, quando patrocinou o Gay Games de Amsterdã.

“Desde então, temos realizado diversas ações, incluindo patrocínio de eventos, campanhas publicitárias, apoio a funcionários e iniciativas de responsabilidade social”, ressaltou Sylvain Mathias, diretor Comercial do Grupo Air France-KLM na América do Sul

Estamos comprometidos em promover a diversidade e a inclusão, independentemente da orientação sexual ou identidade de gênero, pois acreditamos que todos devem ser tratados com respeito e dignidade”, acrescentou.

A ativação foi idealizada em conjunto com a agência Hands. “Acreditamos que uma ativação como esta é uma ferramenta poderosa para provocar emoções e gerar conexões. Nosso objetivo é criar campanhas que sejam memoráveis e que gerem um impacto positivo na vida das pessoas”, destacou Marcelo Lenhard, CEO da Hands.ag.

A Easy Live Scenes assinou a cenografia. 

Apoio-à ONG Casarão Brasil

Em 2023, a companhia também assinou um acordo de cooperação com a ONG Casarão Brasil, que oferece suporte e moradia à comunidade LGBTQIA+, incluindo refugiados. A organização conta também com o apoio do Consulado Holandês em São Paulo.

A luta por visibilidade, respeito e pela conquista de direitos move a comunidade LGBTQIA+ todos os dias, há décadas. De iniciativas individuais a grandes manifestações coletivas pelo orgulho, as formas de se buscar isso estão refletidas de diferentes maneiras. 

Sabemos que muitos avanços ainda são necessários, e prestamos a nossa contribuição continuamente com iniciativas concretas e a sensibilização da sociedade. Na KLM, damos asas à diversidade há mais de 20 anos, com base em uma história de luta reconhecida pela comunidade LGBTQIA+, como a Revolta de Stonewall, em 1969”, concluiu Julia de Medeiros Pinto, gerente de Marketing e Comunicação do Grupo Air France-KLM na América do Sul.

Fotos: Divulgação