O filme “The Fallout”, que narra a vida de uma estudante traumatizada após sobreviver a um tiroteio em seu colégio, foi eleito pelo público como melhor longa-metragem no South by Southwest SXSW. O prêmio foi anunciado na semana em que os EUA experimentaram seu pior tiroteio em massa desde 2019, depois que um jovem de 21 anos matou 10 pessoas em um supermercado do Colorado.
Inscreva-se: Dia 30/3 tem TM1 Next com o melhor do SXSW 2021
“’Megan Park (que estreou na direção de um longa) oferece um filme oportuno e fascinante que convida à reflexão sobre o que é necessário para um adolescente lidar com um mundo que não parece mais seguro. É uma peça intensa e comovente que destaca uma questão importante com a qual não podemos deixar de nos sentir conectados “, disse o júri em comunicado.
Na seção de documentários, “Not Going Quietly” ganhou o Prêmio do Público, mostrando os esforços de Ady Barkan, paciente e ativista com esclerose lateral, para promover a reforma da saúde nos Estados Unidos. Para o júri a vencedora foi “Lily Dobra o Mundo”, que narra a carreira da melhor construtora de estruturas com dominó do mundo.
O encontro SXSW, que reúne cinema, música e tecnologia, é uma das primeiras datas do ano a apresentar projetos antes de iniciar o circuito internacional de festivais e temporadas de premiação. Presencialmente o festival foi realizado nas ruas da cidade de Austin no Texas. Em 2020 foi cancelado devido à pandemia e a edição 2021 foi realizada em formato digital e com o número de atrações reduzido.