Experiência de Marca

JMJ: Megaestrutura à espera do Papa Francisco

Após um ano de planejamento, que começou com a visita à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Madri, no ano passado, a SRCOM, está acertando os detalhes finais para os Atos Centrais da JMJ em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Após um ano de planejamento, que começou com a visita à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Madri, no ano passado, a SRCOM, está acertando os detalhes finais para os Atos Centrais da JMJ em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Assinando a produção executiva a convite da Dream Factory, a empresa divide o trabalho com a P&G Cenografia, sua parceira constante de eventos.

Veja também: MChecon constrói cenário na JMJ

A empresa prepara toda a infraestrutura para a “Missa de Boas-Vindas”, celebrada por Dom Orani Tempesta, no dia 23/07; para a “Cerimônia de Acolhida”, com a presença do Papa, em 25/07; e para a “Via Sacra”, onde o Pontífice também estará presente (26/07), com diversas atrações entre 15h e 23h, em Copacabana.

Além do projeto e construção do palco principal, 13 estações cenográficas serão montadas no calçadão central da Avenida Atlântica, para a representação da Via Crucis. A SRCOM é responsável pela estrutura que abrigará uma unidade de apoio à imprensa, e pelo receptivo e logística das comitivas, artistas e músicos.

No primeiro dia, 200 mil hóstias serão distribuídas aos fiéis por 1.260 ministros da eucaristia e 1.260 voluntários, que os acompanharão em sete tendas de comunhão instaladas nas areias da Praia de Copacabana. A ação acontecerá durante a “Cerimônia de Comunhão” e será coordenada pela produção da SRCOM e o cerimonial da JMJ Rio 2013.

A empresa cuidará também de todo o backstage da produção. Fará a captação e transmissão de sinal de TV dos eventos do palco principal e coordenará a transmissão nos telões e torres de áudio no presbitério, no espaço destinado às pessoas com deficiência física e nas torres de áudio e telões distribuídos pela orla.

Nos momentos litúrgicos, a SRCOM disponibilizará as câmeras para a captação por outras emissoras.

Abel Gomes, sócio-diretor da SRCOM ao lado de Sheila Roza, Flávio Machado, Paulo César Fereira e Guili Alves de Lima, é o diretor artístico dos atos centrais, enquanto Maurício Tavares faz a direção artística do palco principal e Ulysses Cruz assina a direção artística da Via Sacra.

“O design da rotunda é inspirado nas montanhas do Rio. O palco principal tem aproximadamente 2.800 metros quadrados e uma rotunda com 61,45 metros de largura, por 10 a 15 metros de altura, em diagonal, onde imagens e vídeos serão projetados. Ele é dividido em níveis, que podem ser acessados por escadas, que ligam a areia ao topo”, diz o diretor artístico Abel Gomes.

Para produção do evento, a SRCOM e a P&G mobilizaram cerca de 300 funcionários indiretos, 100 próprios da SRCOM, além dos fornecedores, que chegam a dois mil.

Também será da empresa a coordenação dos ensaios do elenco para os espetáculos Cerimônia de Abertura, Cerimônia das Bandeiras, Rio de Fé e Terra de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz, Brasil que acontecerão no palco nos dias 23 e 25/06. Os ensaios começam no dia 19/07.

“A produção dos três eventos da Jornada Mundial da Juventude tem exigido um empenho correspondente à produção de três réveillons, considerando que a virada de ano acontece só num dia e dura em média oito horas de festa, enquanto na Jornada teremos programação ininterrupta das 15h às 23h”, explica Andreia Troccoli, gerente de produção da SRCOM e coordenadora-executiva da produção da JMJ em Copacabana.

Durante o evento, oito vídeos idealizados pela SRCOM serão exibidos: Homenagem aos Papas, Histórias da JMJ, Homenagem aos Voluntários, Homenagem ao Papa Francisco, Cerimônia das Bandeiras (representando países participantes e continentes), Terra de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz, Brasil (apresentação das cinco regiões que compõem o Brasil), Cerimônia de Abertura e Rio de Fé.

Os quatro últimos são de criação da SRCOM, e os demais foram roteirizados por uma produtora parceira, a AV Produções, que é responsável pela sonorização, edição e finalização de todos. As trilhas sonoras estão sendo criadas por Guto Graça Mello. 

Sobre o Palco Principal

– A montagem começou no dia 12 de junho;

– Está posicionado com fundos para o Leme e frente para Copacabana, ocupando o trecho que vai da Avenida Princesa Isabel à Rua Anchieta;

-Tem área de 2.800 metros quadrados e uma rotunda com 61,45 metros de largura, por dez a 15 metros de altura, formando uma diagonal, onde imagens e vídeos serão projetados;

– É composto de níveis, que podem ser alcançados por escadas da areia até o topo. Tem altura variável de sete metros (medida da areia até o piso, no ponto mais alto) a 22 metros (medida da areia até o ponto mais alto da rotunda);

– Uma rampa parte do chão até o palco, para a passagem do Papa Móvel;

– Comportará 660 lugares, divididos em níveis: 60 cadeiras para a comitiva do Papa e 600 cadeiras para bispos, cardeais e jovens peregrinos convidados pela Igreja;

– Atrás do Presbitério (área composta pelo altar, trono do papa e 60 cadeiras) há um elevador destinado ao deslocamento do Papa e de sua comitiva, nos dias 25 e 26;

– Embaixo do palco há quatro salas de apoio, dois banheiros, depósito de material, controle de som, camarins e um posto médico. Parte desta área é restrita para o Papa e sua comitiva. Haverá uma pequena capela, e sacristia onde ficarão as âmbulas para as hóstias;

– Além das cerimônias litúrgicas, no palco principal haverá apresentações da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, da Banda da JMJ, artistas católicos e performances de jovens e de artistas de dança e circo, ensaiados por Carlinhos de Jesus e Marcus Frota;

– A entrada dos artistas no palco é feita por escadas que saem debaixo dele;

– À frente do palco estarão 4.000 cadeiras para convidados;

– Seis grandes torres de iluminação nas laterais do palco, com quatro potentes amplificadores de som e dois grandes painéis de LED.

Audiovisual

– Dois painéis de LED em frente ao palco e outros 16 ao longo da orla exibirão vídeos como Rio de Fé e Terra de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz, Brasil, que estão sendo preparados pela equipe SRCOM para irem ao ar durante a recepção do Papa em Copacabana;

– Os painéis também servirão para a transmissão simultânea na íntegra dos eventos no palco e dos vídeos produzidos pela SRCOM.

Acessibilidade

– Uma área de 2.000 m2 terá capacidade para receber até mil pessoas;

– Espaço terá audiodescrição, um painel de LED para exibição da linguagem de libras e sinalização com placas em braile, além de mapa tátil e acesso por rampas com piso tátil direcional;

– Área exclusiva para cães-guia;

– Mecânico para cadeira de rodas;

– Banco para obesos;

Legendagem em português em todos os painéis;

Tradução simultânea em seis idiomas (inglês, espanhol, francês, italiano, polonês e alemão), através de dials distintos de rádio, disponibilizado pela Rádio Catedral.

Infraestrutura na Orla

– Seis postos médicos;

– 300 banheiros químicos;

– 30 torres de policiamento;

– 12 ecopontos para gerir resíduos;

–  26 torres de áudio, sendo 16 com painéis de LED;

– Sete tendas de apoio para a comunhão.