A Havan Brusque apresenta a exposição Expedição Oriente. De maneira lúdica e envolvente, a Família Schurmann fará uma exposição itinerante para contar a história da frota dos 200 navios chineses, que saíram do sul da China Imperial para cobrar impostos das terras além de seu território, e, segundo polêmicas teorias, “sem querer” deram a volta ao mundo.
A mostra inicia no dia 12 de agosto, e segue até o dia 7 de setembro, na praça de alimentação da Havan Brusque (próximo ao cinema). A história se passa em 1421 e os Schurmann farão parte da trajetória chinesa no mês nove, separados por 593 anos.
A exposição na Havan Brusque será dividida em três módulos que oferecerão aos visitantes uma espécie de túnel do tempo. No espaço, serão montados três ambientes distintos que apresentarão a teoria do historiador inglês Gavin Menzies – que inspirou a Família Schurmann a planejar esta terceira aventura – de como os chineses deram a volta ao mundo e chegaram à América 70 anos antes de Colombo.
A ideia é envolver os visitantes da Havan Brusque em uma atmosfera do passado, com recursos cenográficos presentes, imagens antigas, mapas, ilustrações e textos da época.
A Havan Brusque fica na Rodovia Antônio Heil, 200, Centro.