O Grupo ABC, por meio de duas de suas agências, reforça seu compromisso com a sustentabilidade: primeiro a Africa, e, agora, a DM9, são as únicas agências de comunicação do Brasil a lançarem seus respectivos relatórios de sustentabilidade, ambos com nível de aplicação B no GRI, Global Reporting Initiative.
Com a publicação dos documentos, as agências do Grupo ABC engrossam um movimento que já conta com a adesão de grandes marcas brasileiras e multinacionais de registrar publicamente as ações em prática e as metas para a sustentabilidade de longo prazo de seus negócios sob o ponto de vista econômico, social e ambiental. As duas agências estão também alinhadas aos “10 princípios do Global Compact”.
“A publicação dos relatórios de sustentabilidade GRI da Africa e da DM9 reforçam o compromisso do Grupo ABC com a construção de agências, de uma indústria e de uma economia cada vez mais forte que gire sempre em um ciclo positivo visando um futuro sólido econômico, social e ambientalmente” afirma Guga Valente, presidente do Grupo ABC.
“Começamos esse trabalho em 2009, e, nos últimos três anos procuramos promover uma mudança de comportamento e aumentar o engajamento sócio ambiental da nossa equipe. Iniciamos com medidas simples como retirar de circulação copos plásticos, economizar água e estímulo à reciclagem em conjunto com a 2A reciclagem. Até atingir pontos mais amplos com projetos sociais e ambientais em parceria com entidades como Unicef e Unesco, além da neutralização completa de carbono emitida pelas viagens de avião com plantio de árvores”, explica Marcio Santoro, copresidente da Africa.
Na DM9, a escolha foi por fazer o relatório 100% digital. “Desde o início ficou muito claro, que o nosso relatório ficaria muito bem resolvido no ambiente digital. Sendo no-paper demostramos nossa preocupação com o uso racional dos materiais e reforçamos nosso posicionamento como uma agência de fato convergente”, explica Sergio Valente, presidente da DM9. O relatório pode ser lido na integra no site da empresa.
Entre os projetos ambientais em destaque nas duas agências está a eliminação do uso de garrafinhas e copos de plástico, o estímulo aos funcionários compartilharem carona, possibilidades de videoconferência para reduzir a frequência de viagem de longa distância de seus colaboradores. No âmbito econômico e social, cada agência tem suas práticas que podem ser conhecidas em detalhes em seus respectivos relatórios de sustentabilidade.