Após as três noites de apresentações do 48º Festival Folclórico de Parintins, que comemora os 100 anos dos dois bois, foi o Garantido que, no dia 01/07, soltou o grito de campeão do centenário.
Com uma diferença de seis décimos, o boi vermelho e branco somou um total de 1259,1 pontos contra 1258,5 do Caprichoso. Para os jurados dos Estados do Mato Grosso do Sul, Bahia e Rio Grande do Norte, o Garantido foi superior nas duas últimas noites do festival.
Nem mesmo as alegorias que pegaram fogo nessas duas apresentações prejudicaram o espetáculo apresentado pelo Garantido na arena do bumbódromo.
O presidente do Garantido, Telo Pinto, dedicou a vitória para a massa vermelha e branca. “Garantido é isso, é a força do povão, é à força das pessoas humildes da baixa do São José“, disse, em referência ao bairro de origem do boi e para onde uma multidão vermelha se dirigiu após a entrega do troféu no Bumbódromo.
Com a conquista desse ano, o Garantido já foi campeão do festival 29 vezes e é o maior vencedor do Festival Folclórico de Parintins.