Não será um jogo de entrega de faixas ou de disputa de título, mas será tão festivo quanto. Sem chances de subir para a Série A, e também sem risco de rebaixamento para a Série C, o Bragantino, tradicional clube do Interior de São Paulo, decidiu mandar o jogo contra o Bahia, em 27/11, válido pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, no Estádio do Morumbi, na capital paulista.
Com a vaga garantida para a primeira divisão de 2011, o Bahia será o convidado de honra de uma festa armada para a torcida do time, em especial para os baianos que moram na maior cidade do País – cerca de 800 mil baianos vivem em São Paulo, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O projeto de marketing, criado pela agência Futebol Tour e encampado pela diretoria do Bragantino, deve gerar receita da ordem de R$ 1 milhão com bilheteria e patrocínios.
“Estamos abrindo uma filial em Salvador e, estudando o mercado, percebemos a grande presença de público lá. Como o último jogo do time seria em Bragança Paulista, tivemos a ideia de levá-lo para São Paulo para fazer uma festa com trio elétrico e outras atrações. O Bragantino aceitou de pronto e o Bahia topou participar das ações de divulgação”, aponta Guilherme Figueiredo, diretor da Futebol Tour. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já confirmou a mudança do local do jogo.
O plano de marketing da partida contempla três cotas principais de patrocínio: uma para o show no trio elétrico, cuja atração ainda não está definida; outra para os materiais promocionais que serão distribuídos para a torcida (como bandeiras); e o patrocínio pontual na camisa do Bragantino. Além disso, serão negociados camarotes corporativos. A estratégia de divulgação inclui a distribuição de flyers, o sorteio de ingressos e a presença de promotores em casas de show e restaurantes ligados à cultura nordestina.
A expectativa da organização é de receber 30 mil pessoas no Morumbi, sendo que 70% delas moradoras da cidade de São Paulo. A média de público do Bahia no campeonato está na casa de 18 mil torcedores por jogo, segundo o site da CBF. Para atingir a meta e também como forma de homenagear a população, os baianos que apresentarem RG expedido pelo Estado da Bahia pagarão meia-entrada. Os preços dos ingressos vão desde R$ 30 e R$ 40 (ambas inteiras) para arquibancada, até R$ 80 (inteira) para Camarote Premium Plus e VIP Premium. Já os sócios do Bragantino que comprarem ingressos terão transporte grátis.
A Futebol Tour iniciou a operação em abril de 2008 com o objetivo de facilitar a ida de turistas aos jogos de futebol no País. A agência cuida da compra dos ingressos e do acesso ao estádio e também disponibiliza um guia bilíngue. A unidade em Salvador começará os trabalhos no início do Campeonato Baiano de 2011. Em dois anos e meio, a empresa já levou mais de cinco mil pessoas a partidas em São Paulo e em outros Estados do Brasil.
Fonte: Fernando Murad.
O que achou desta ideia? Comente.