Experiência de Marca

Futebol Tour transforma jogo em evento

Não será um jogo de entrega de faixas ou de disputa de título, mas será tão festivo quanto. Sem chances de subir para a Série A, e também sem risco de rebaixamento para a Série C, o Bragantino, tradicional clube do Interior de São Paulo, decidiu mandar o jogo contra o Bahia, em 27/11, válido pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, no Estádio do Morumbi, na capital paulista.

Não será um jogo de entrega de faixas ou de disputa de título, mas será tão festivo quanto. Sem chances de subir para a Série A, e também sem risco de rebaixamento para a Série C, o Bragantino, tradicional clube do Interior de São Paulo, decidiu mandar o jogo contra o Bahia, em 27/11, válido pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, no Estádio do Morumbi, na capital paulista.

Com a vaga garantida para a primeira divisão de 2011, o Bahia será o convidado de honra de uma festa armada para a torcida do time, em especial para os baianos que moram na maior cidade do País – cerca de 800 mil baianos vivem em São Paulo, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O projeto de marketing, criado pela agência Futebol Tour e encampado pela diretoria do Bragantino, deve gerar receita da ordem de R$ 1 milhão com bilheteria e patrocínios.

“Estamos abrindo uma filial em Salvador e, estudando o mercado, percebemos a grande presença de público lá. Como o último jogo do time seria em Bragança Paulista, tivemos a ideia de levá-lo para São Paulo para fazer uma festa com trio elétrico e outras atrações. O Bragantino aceitou de pronto e o Bahia topou participar das ações de divulgação”, aponta Guilherme Figueiredo, diretor da Futebol Tour. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já confirmou a mudança do local do jogo.

O plano de marketing da partida contempla três cotas principais de patrocínio: uma para o show no trio elétrico, cuja atração ainda não está definida; outra para os materiais promocionais que serão distribuídos para a torcida (como bandeiras); e o patrocínio pontual na camisa do Bragantino. Além disso, serão negociados camarotes corporativos. A estratégia de divulgação inclui a distribuição de flyers, o sorteio de ingressos e a presença de promotores em casas de show e restaurantes ligados à cultura nordestina.

A expectativa da organização é de receber 30 mil pessoas no Morumbi, sendo que 70% delas moradoras da cidade de São Paulo. A média de público do Bahia no campeonato está na casa de 18 mil torcedores por jogo, segundo o site da CBF. Para atingir a meta e também como forma de homenagear a população, os baianos que apresentarem RG expedido pelo Estado da Bahia pagarão meia-entrada. Os preços dos ingressos vão desde R$ 30 e R$ 40 (ambas inteiras) para arquibancada, até R$ 80 (inteira) para Camarote Premium Plus e VIP Premium. Já os sócios do Bragantino que comprarem ingressos terão transporte grátis.

A Futebol Tour iniciou a operação em abril de 2008 com o objetivo de facilitar a ida de turistas aos jogos de futebol no País. A agência cuida da compra dos ingressos e do acesso ao estádio e também disponibiliza um guia bilíngue. A unidade em Salvador começará os trabalhos no início do Campeonato Baiano de 2011. Em dois anos e meio, a empresa já levou mais de cinco mil pessoas a partidas em São Paulo e em outros Estados do Brasil.

Fonte: Fernando Murad.

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