A maior avenida de São Paulo, a Avenida Sapopemba liga a Zona Leste de São Paulo a Ribeirão Pires. Com 45,5 km de extensão e de origem do início do século XIX, ligava o centro à zona rural.
Como faz divisa com diversas cidades, há bairros negligenciados pelos órgãos públicos. O acesso a tudo fica difícil, tornando a região uma das mais precárias da cidade.
O melhor do marketing social está aqui.
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É neste cenário, que vemos Murilo, de 4 anos de idade, tentando vestir um colete que é visivelmente maior que ele e entoando “Vai Curinthians”, com sonoridade de criança.
A “Família Iguaçu” nasceu da vontade do Treinador César, e, por intermédio do esporte, dar uma nova perspectiva a estas crianças.

“São mais de 20 anos em ajuda à comunidade e 4 no projeto, nós oferecemos aulas de futebol, exigimos as notas e a frequência na escola para que eles possam aprender futebol. Conseguimos uma parceria com o pessoal da UBS do bairro para o acompanhamento médico e nutricional. Por meio de doações conseguimos dar o café da manhã para 57 crianças nos dias de treinos (quartas e sábados).”, evidencia Paulo César Dias, pintor e idealizador do projeto Família Iguaçu.
A Enactus é uma organização internacional que visa o empreendedorismo social em alunos de universidades por meio da ação empreendedora.
Por intermédio do núcleo da Universidade Federal do ABC (UFABC), a campanha de Natal chegou até a Família Iguaçu. “Mapeamos as principais necessidades das comunidades. No caso da Família Iguaçu, as crianças precisavam do equipamento de treino e um motivo de inspiração para se motivarem. Foi assim que nasceu a ‘vaquinha’, e conseguimos arrecadar em menos de um mês os valores para realizar a entrega.”, diz Mariana Lasincki, líder de prospecção da Enactus UFABC.
A Minds Idiomas, tem em suas ações ajudar crianças a unir educação e esporte, por isso desde 2007 patrocina o futebol feminino do Corinthians e já fez ações com outros clubes.
Foi a primeira rede de franquias de educação a apoiar o esporte na categoria feminina, e, no dia 23 de dezembro, a Minds irá participou com a Enactus UFABC e o projeto Família Iguaçu na entrega dos kits de futebol.
Como parte da sua ação de marketing social doou 57 bolsas de estudos de inglês. Além da ação, a Minds como patrocinadora do Corinthians feminino, conseguiu que as atuais campeãs do paulistão gravassem um recado aos pequenos, com a participação da coordenadora de projetos Cris Gambaré.
“Nós ficamos muito contentes em fazer parte dessa ação com as crianças, ver este projeto que proporciona a esses pequenos uma possibilidade de futuro, de serem o que quiserem. Emocionou a todos nós da Minds, ainda mais neste fim de ano tão desafiador. Todos os 57 estudantes terão certificados na participação das aulas.”, explica Renato Garcia, diretor-publicitário da Minds Idiomas, e idealizador do apoio do Futebol Feminino do Timão.
As aulas serão ministradas on-line às crianças do projeto, em decorrência da pandemia, para que eles possam ter o contato com o inglês e ter um futuro melhor.
“Temos o compromisso em democratizar o ensino de inglês no Brasil, e estamos fazendo isso há 13 anos. O inglês abre caminhos e novas perspectivas, e dá a oportunidade dessas crianças sonharem.”, explica Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas.
Os desenvolvedores das aulas on-line e gratuitas para as 57 crianças serão Leonardo Gomes e Nathalie Lopes, professores com mais de 15 anos de experiência na rede.
“Ministro aulas para as jogadoras do Corinthians há alguns anos. Unir o esporte e a educação é muito gratificante. Fazer isso, agora, com crianças em situação de vulnerabilidade nos dá ainda mais força para seguir com o nosso trabalho.” finaliza, Leonardo Gomes, coordenador pedagógico da Minds.