Aconteceu no dia 31/09, a abertura oficial da 8ª Olimpíada do Conhecimento 2014. Realizada na Arena Vivo, no Minas Tênis Club, a cerimônia contou com presença de Luciano Hulk como mestre de cerimônias, e deu um show visual com a apresentação da Cia da Dança Sesiminas.
Durante a cerimônia, os participantes foram revelados com o desfile das delegações de cada Estado brasileiro. Também foi apresentado no evento o mascote oficial Cadu, que subiu ao palco com seu criador Denis dos Santos, de 28 anos de idade.
Fotos: Reprodução/Facebook.
Neste ano, a competição contará com 800 participantes formados nos cursos de Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e de Institutos Federais de Tecnologia que representaram os Estados brasileiros em uma disputa que simula os desafios do dia a dia do mercado de trabalho, entre os dias 03 e 06 de setembro.
Segundo o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga, que esteve presente no evento de abertura, é de extrema importância formar profissionais de qualidade no País. “Não existe um país rico e forte sem que sua indústria também seja forte. E não existe indústria forte e competitiva sem que seus profissionais estejam bem qualificados”, afirma Braga.
A Competição
A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. O torneio, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) a cada dois anos, reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do Senai e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Na competição, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia a dia das empresas, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Vencem aqueles que alcançarem as melhores notas nos quatro dias de prova.
Participam do torneio estudantes do Senai selecionados em etapas semelhantes da competição nas escolas e nos Estados. Desde 2008, a competição passou a incluir também alunos de cursos oferecidos pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que são voltados aos setores de comércio e serviços.
Além de incentivar a dedicação dos estudantes, a Olimpíada do Conhecimento é uma forma de avaliar a qualidade da educação oferecida pelo Senai. O desempenho na competição forma um conjunto de indicadores que apontam tendências tecnológicas e mudanças nos perfis profissionais que orientam o Senai na atualização dos currículos nas escolas.
Com o bom desempenho dos competidores, a Olimpíada do Conhecimento é hoje uma vitrina da qualidade da educação profissional patrocinada pela indústria brasileira. Os melhores estudantes representam o Brasil no WorldSkills, competição mundial de competência profissional.
Confira mais fotos do evento de abertura da Olimpíada do Conhecimento: