Os apaixonados por corrida vão ter a oportunidade de participar de um evento em Florianópolis que une esporte, conscientização e solidariedade. É a primeira Corrida Contra o Câncer de Pele Avène, no dia 31 de agosto, na Avenida Beira Mar Continental.
A ideia da equipe Avène Brasil, foi apoiada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia de Santa Catarina e pelo sócio-proprietário da agência de marketing Diferencial Tiago Fattori.
Avène é a marca número um em vendas de filtros solares nas farmácias da Europa e também é parceira das principais fundações internacionais de combate ao câncer de pele em campanhas de conscientização sobre a importância do uso do filtro solar. Agora será a vez do Brasil, em parceria com a SDB-SC (Regional de Santa Catarina da Sociedade Brasileira de Dermatologia), iniciar esse projeto e levar mais informações para a população.
As inscrições para a corrida estão abertas por intermédio do site. Ao todo são 400 vagas, porém, 50 camisetas já estão reservadas para médicos e pacientes que venceram a luta contra o câncer de pele.
O vice-presidente da SBD-SC, Daniel Holthausen Nunes, ressalta que ações como essa ajudam ainda mais na conscientização contra o câncer de pele. “A corrida é importante para mostrar que se pode fazer exercícios ao ar livre, sempre com proteção. O sol tem seus benefícios, o que precisamos é de cuidados”, afirma.
O médico alerta que qualquer novo sinal na pele ou mudança de cor, formato, densidade e sangramento em sinais ou pintas já existentes são motivos para uma consulta. “Pessoas com pele, cabelo ou olhos claros ou com pele sensível ao sol são as maiores vítimas”, conclui o dermatologista.
Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer) a região sul é a de maior incidência de câncer de pele no Brasil e Santa Catarina tem um índice elevado da doença. Pela estimativa do Instituto, o índice do tipo Melanoma – o mais agressivo – deve fechar o ano de 2014 com um aumento de cerca de 7% nos casos entre homens e mulheres catarinenses. Mais que o dobro da média nacional que deve ficar em 3%.
Além de praticar exercício e ainda conscientizar sobre a importância dos cuidados com o sol, os participantes da 1ª Corrida Contra o Câncer de Pele Avène vão ajudar a ampliar o diagnóstico da doença em Florianópolis. O valor das inscrições será revertido para compra de aparelhos para a identificação precoce do câncer de pele.