O Facebook anda pensando bastante na morte de seus usuários. Dia 12 lançou uma função para que um contato escolhido antes de morrer, possa assumir a sua página após ir “dessa para uma melhor”.
Agora, o lançamento do dia 25 de fevereiro, tem mais novidades sobre o assunto: aconselhamento e apoio a pessoas que estejam pensando em se suicidar, e também para amigos e familiares interessados em receber ajuda. A ferramenta chama-se “Facebook Safety”
A novidade marca o quinto “Compassion Research Day” (Dia da Pesquisa por Compaixão) da rede social – a primeira edição foi dia 07 de dezembro de 2011.
Tudo isso foi realizado em conjunto com as parcerias feitas com organizações de saúde mental como Forefront, Now Matters Now, National Suicide Prevention Lifeline, Save.org, entre outras, além de consultarem pessoas que já passaram pela experiência de autoagressão ou suicídio.
De acordo com o Facebook, em sua página dedicada à iniciativa, num post feito por Rob Boyle e Nicole Staubli, gerente de produto e especialista em operações de segurança da comunidade do Facebook respectivamente, “Um dos pontos-chave que motivou este trabalho foi o levantamento do quão importante é para as pessoas em dificuldades se conectar com entes queridos e que se importam com elas.”
O Facebook estimula seus usuários a chamarem o serviço de emergência local ao perceberem uma ameaça direta de suicídio, e que avisem à empresa caso notem algo estranho e preocupante nesse sentido, em algum post.
24 Horas Por Dia, Sete Dias Por Semana
“Temos equipes de trabalho em todo o mundo, que revisam qualquer relatório que chegue. Essas equipes priorizam os relatos mais graves, tais como autolesão, e enviam ajuda e recursos para as pessoas em dificuldades. Além de incentivar o usuário a entrar em contato com um especialista em saúde mental na National Suicide Prevention Lifeline, agora também damos a ele a opção de estender a mão pedindo ajuda a um amigo, e fornecemos dicas e conselhos sobre como ela ou ela pode trabalhar com estes sentimentos autodestrutivos.”
E para a pessoa que sinalizou o post preocupante, o Facebook fornece apoio e recursos, como opções para ela telefonar ou enviar mensagem ao seu amigo deixando ele saber que se importa. Outra opção é colocá-los em contato com um outro amigo ou um profissional treinado em uma chat ao vivo de apoio a potenciais suicidas.
A novidade, por enquanto, só está disponível nos Estados Unidos, mas afirmam que estão trabalhando para que nos próximos meses consigam melhorar a ferramenta e disponibilizá-la àqueles que estão fora de lá. Apesar da existência da nova ferramenta, a empresa afirma que não substitui os serviços de emergências locais não-virtuais.