Experiência de Marca

Evento pré-Copa será cheio de desafios para Florianópolis

O evento, que deve ocorrer em fevereiro de 2014, representa um enorme desafio para o turismo da cidade. É justamente no Verão que a Capital recebe o maior número de turistas do ano, e congestionamentos se tornam parte do cotidiano.

O evento, que deve ocorrer em fevereiro de 2014, representa um enorme desafio para o turismo de Florianópolis. É justamente no Verão que a Capital recebe o maior número de turistas do ano, e congestionamentos se tornam parte do cotidiano.

Para presidente da Câmara de Turismo da Fecomércio-SC, João Eduardo Amaral Moritz, não há dúvida de que haverá complicações no trânsito, mas ainda assim é válido contar com um evento desse padrão.

Ponte Pedro Ivo Campos.

Moritz acredita que a principal preocupação deve ser em tratar bem os visitantes, para que eles tenham uma boa imagem da cidade e do Estado de Santa Catarina.

“Estamos preparados e precisamos fazer com que eles se sintam melhor que em suas casas enquanto estiverem aqui. É importante investir em capacitação, com cursos voltados para a rede hoteleira, para termos mais fluência em outros idiomas e mais qualidade nos serviços prestados.”, declara Moritz.

Florianópolis tem 535 locais de hospedagem e conta com 38,5 mil leitos, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (Abih-SC).

A ocupação da cidade em fevereiro é em média de 60%. No último Carnaval, a ocupação chegou a 92%, mas em 2014 o maior evento cultural do País será em março.

Estado de Olho para Receber uma Seleção

Santa Catarina também tenta conquistar uma seleção para se hospedar no Estado. Nove países já fizeram uma visita técnica em alguns Centros de Treinamento de Seleções (CTSs), e Alemanha e Japão estão entre as que mais gostaram das instalações catarinenses.

Além de germânicos e nipônicos, Turquia, Inglaterra, Estados Unidos, Rússia, França, Coreia do Sul e Suécia passaram por aqui para conhecer pelo menos um dos cinco CTSs oficiais.

O Costão do Santinho e a parceria entre Jurerê Sport Center e o Hotel Il Campanário surgem como principais candidatos a receber alguma delegação. Os dois projetos contemplam uma das principais solicitações das comissões técnicas: hotel e campos de treinamento juntos ou próximos para evitar deslocamentos.

Hotel II Campanário.

Avaí e Figueirense também fizeram parcerias com hotéis de Florianópolis para tentar receber alguma seleção. O Leão fechou com o Hotel Sofitel e tem como trunfo a disponibilidade de até três campos oficiais para treinamento e a proximidade com o aeroporto.

O Figueirense tem como parceiro o Hotel Majestic e entra com o Orlando Scarpelli para a realização dos treinos.

Em Joinville está a quinta opção de Santa Catarina. A Arena — estádio da prefeitura e usado pelo JEC — entra como local de treinos enquanto o Hotel Bourbon servirá como hospedagem. A vantagem de Joinville está na proximidade de 100 quilômetros de Curitiba (PR), sede de jogo da Copa do Mundo de 14.