O movimento “Eu Limpo São Paulo”, lançado em junho, quer sensibilizar e mobilizar a população da capital paulista a manter a limpeza da cidade. A campanha, estruturada para “conversar” com o cidadão, convoca “11 milhões de eus” a se engajarem neste movimento.
A protagonista da campanha é a lixeira, que simboliza a relação de amor pela cidade e convida o cidadão a descartar corretamente seus resíduos. Para conseguir um alcance amplo e rápido do movimento, o plano de comunicação foi estruturado em três fases.
A primeira, realizada no final de junho, convidou o cidadão a participar do movimento e da limpeza da cidade. Uma intensa divulgação de mídia foi a principal ferramenta, com inserção de peças publicitárias em TV aberta, internet, rádio, revista e jornal.
Agora, começa o período de maturação desse compromisso, estreitando os relacionamentos com o cidadão por intermédio da internet e ampliando as informações disponíveis ao público, assim como sua integração com o movimento. Os “11 milhões de eus” poderão compartilhar ideias, sugestões, dúvidas, e demonstrar seu engajamento por meio das mídias digitais.
Numa terceira fase, a campanha retorna às mídias de massa, para agradecer a participação do cidadão paulistano e reforçar a importância de sua adesão e da manutenção do compromisso de manter São Paulo limpa.
Conceito
O movimento “Eu Limpo São Paulo”, assim como a campanha para promovê-lo, foi conceituado para alinhar visibilidade, capacidade de influência e ações táticas.
Os sports de 30 segundos foram veiculados na grade de programação das TVs abertas e em rádios AM e FM. Na terceira fase, essa mídia será reforçada com as ações testemunhais de comunicadores populares e esportivos. A internet apoia todo esse movimento, com mídias digitais, sites e blogs.
A campanha “Eu Limpo São Paulo” conta ainda com veiculações em jormais e revistas, além de ações Out of Home (OOH) distribuídas em ônibus, metrôs e estabelecimentos comerciais.
O movimento tem apoio das empresas responsáveis pela limpeza urbana de São Paulo, entre elas a Inova Gestão de Serviços Públicos e Soma Soluções e Meio Ambiente.