O segmento do marketing de incentivo é um dos que têm apresentado melhores resultados no País, de acordo com especialistas.

O setor, que já movimenta mais de R$ 8 bilhões anuais no País, tem crescido em campanhas, premiação, eventos e viagens, segundo a Ampro – Associação de Marketing Promocional, e deve continuar a crescer em 2019.
De acordo com o último estudo da Ampro, mais da metade (56%) das empresas pesquisadas já investem em marketing de incentivo e 93% pretendem manter ou aumentar o investimento em live marketing até 2019.
Com o recente marco legal, que aprovou a premiação habitual pela Reforma Trabalhista, as expectativas são ainda mais otimistas.
“O mercado de incentivos deve crescer mais que a média do live marketing, pois ele estava reprimido por pressões legais e fiscais que, finalmente, foram resolvidas.”, afirma o diretor do Comitê de Marketing de Incentivos da Ampro, Luiz Alberto Salles.
Uma pesquisa nacional que acaba de ser divulgada pelo Comitê, que entrevistou 222 empresas, revelou que 96% consideram os prêmios como importantes para o desempenho do trabalhador, e 87% atrelam as premiações à felicidade dos funcionários.
Entre as modalidades de prêmio preferidas pelas empresas que optam por gratificar suas equipes estão as viagens, as experiências, os bens e os serviços.
O estudo também revelou que, entre as empresas clientes das agências de live marketing, 58% já promovem algum tipo de campanha de incentivo para seus colaboradores.
De acordo com os especialistas, as campanhas motivacionais, sejam voltadas a equipes internas ou ao cliente final, têm deixado de ser uma ferramenta para resolver necessidades de curto ou médio prazo e passam a ser vistas como estratégias de longo prazo, previstas nos budgets anuais.
“O incentivo, como o live marketing, é o primeiro a ser acionado quando há mudanças econômicas. A importância do marketing de incentivo é bem conhecida e utilizada na agilidade na obtenção respostas de pessoas, nos pontos estratégicos da marca: canal de distribuição, equipes, produção, negociações, formadores de opinião.”, avalia o diretor do Comitê, Luiz Alberto Salles.
A recente aprovação do prêmio habitual nas empresas, sem que a premiação incida em encargos trabalhistas ou previdenciários, deve contribuir para um crescimento mais acelerado do setor.
“As empresas brasileiras já há alguns anos sentiam a necessidade de um marco legal para as campanhas de incentivo e premiações, de modo que pudessem premiar as melhores performances com base em regras claras e maior segurança jurídica.”, pontua o advogado e diretor-secretário do Comitê, Ricardo Albregard.
Mesmo após o marco legal, o levantamento da Ampro constatou que cerca de 40% do mercado ainda desconhece que as premiações por performance já podem ser oferecidas habitualmente pelas empresas sem que integrem a remuneração do trabalhador.
Por este motivo, os especialistas estão ainda mais otimistas com o potencial que o mercado de incentivos pode atingir no País.
“O mercado está estimulado, reagindo positivamente nos últimos meses. O advento do marco legal constitui importante avanço econômico e social para o País e certamente contribuirá para a melhoria do desempenho profissional do trabalhador, proporcionando maior produtividade às empresas e melhores produtos e serviços ao consumidor final.”, finaliza Albregard.