A manutenção do crescimento econômico dos países sul-americanos, além da distância menor em relação a outros mercados emissores de turistas está fazendo a Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) aumentar suas apostas de que os países do Mercosul podem compensar uma desaceleração no ritmo de entrada de turistas europeus, principalmente no Nordeste.
Por isso, a Embratur está criando novas ações para ligar as duas regiões, principalmente em parceria com os Comitês Visit Brasil presentes no Exterior.
Foi o caso, semana passada, da viagem de seis jornalistas argentinos para conhecerem pontos turísticos do Estado da Paraíba. A iniciativa foi do Comitê Visite Brasil na Argentina, com apoio da Embratur, parceria da Empresa de Turismo do Estado de Paraíba (PBTur) e do trade turístico da região.
O objetivo é estimular o fluxo de turistas vindos desses países, que já teve um aumento de 10% em 2011, na comparação com o ano anterior. Outros mercados tiveram crescimento bem menor, como a Europa, com 0,4%.
“O crescimento contínuo e bem acima da média mundial da entrada de turistas sul-americanos no Brasil mostra que a Embratur acertou na aposta, feita nos últimos anos, de intensificar a promoção em nossos países vizinhos. Vamos aumentar ainda mais nossas fichas nesses mercados, objetivando manter o crescimento da entrada de turistas no Brasil acima da casa dos 5% anuais, o que é melhor que a média mundial”, avalia o presidente da Embratur, Flávio Dino.
O aumento do fluxo tem sido acompanhado do incremento da malha aérea. Na última Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT) na Argentina, – da qual o Brasil participou como país-convidado – o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, comemorou a retomada do voo Buenos Aires-Salvador, da companhia Aerolineas Argentinas.
“Recebemos 105 mil argentinos no ano passado e, em 2012, fomos prejudicados, pois os voos que temos com a Argentina hoje são todos com conexão. Essa nova rota nos anima, pois deixa a Bahia a apenas cinco horas da Argentina”, afirma Leonelli.
Ações na América do Sul
Neste mês, o Brasil esteve presente na FIT Paraguai, entre os dias 09 e 11, com estandes de Pernambuco, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A estimativa é que o evento tenha recebido mais de cinco mil visitantes.
Também em novembro, entre os dias 08 e 10, o Brasil foi apresentado na 1ª Feira Internacional de Turismos e Nações (Expo VTN), em Montevidéu, no Uruguai. O País tem apresentado um grande potencial de envio de turistas ao Brasil, tendo subido de quarto maior emissor em 2010 para o terceiro em 2011.
A América do Sul é responsável por quase metade dos turistas estrangeiros que vêm ao Brasil: foram 2.628 milhões de pessoas em 2011, o que representou um crescimento de 10% em relação ao ano anterior, enquanto a Europa teve crescimento de 0,4% no mesmo período.
Fonte: Brasilturis.