Diversidade é um tema que entrou em pauta com muita força na agenda dos CEOs do mundo inteiro, e, no Brasil, não poderia ser diferente.
Iniciativas de grandes empresas estão inspirando o mercado, o apelo popular ganha força nas redes sociais e na busca por empresas mais inclusivas.
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Neste momento, a Pearson, acreditando no potencial de mudança na cultura da empresa por meio da diversidade, aposta nessa parceria com a agência um.a, com o apoio da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), para ampliar seu posicionamento à causa da diversidade.
Para a Pearson, essa parceria com a um.a é essencial para dar continuidade ao seu programa de apoio à diversidade, inclusão e equidade no Brasil; além disso, é uma oportunidade de a empresa, uma das maiores do segmento de educação do mundo, inspirar outras a fazerem o mesmo.
A um.a, agência de live marketing, que tem como propósito enxergar todas as oportunidades dos negócios, a partir das lentes da diversidade, criou em 2019 o programa MDI.
O objetivo era criar, participar e fortalecer uma grande rede de apoio à diversidade e inclusão, e, por meio de ações afirmativas, construir espaços mais seguros, saudáveis e produtivos no ambiente corporativo.
Também em parceria com a Pearson, lançou em 2020 o MDI-EAD, uma jornada dinâmica e acessível para engajar as lideranças e os colaboradores das organizações, em formato 100% on-line (autoguiado), ou híbrido, com acompanhamento e alinhamento coletivo do desenvolvimento dos participantes.
Um imersão completa pelo tema, com carga horária de 15 horas. Uma expedição transformadora a partir do “EU”, do “Nós” e dos “Outros”.
Todo o programa foi criado sob a orientação e mentoria de protagonistas e especialistas de cinco principais grupos de afinidades: Multigerações, Gênero, Raça, PcD (pessoas com deficiência) e LGBT.
Para seduzir e inserir o programa nas empresas, a um.a usa e abusa de pesquisas e informações positivas sobre o impacto da soma das diferenças no clima e nos resultados dos negócios.
Por isso, a diversidade é apresentada como a melhor receita para a inovação no mundo corporativo. “Pessoas diferentes pensam diferente e assim ampliam as soluções para resolver os desafios dos clientes”, ou seja, a diversidade não é apenas sobre orientação sexual ou cor da pele, mas sobre vivências e experiências transversais, que libertam as pessoas para viver além de rótulos e caixinhas.
Além disso, o lucro das empresas pode ampliar a partir de 15% quando a diversidade sai do discurso e vira ação, pois ela protege as empresas conectando-as à realidade e melhorando muito os resultados e as consequências de suas tomadas de decisão.
E foi esta possibilidade de formação e transformação do MDI, que atraiu e tornou realidade a promoção e o apoio do programa pela ABRH-SP.
Segundo a associação, são com programas assim, que estão prontos, certificados e disponíveis, que as empresas podem e devem se apoiar, para capacitar todos os níveis de colaboradores. O MDI processa mudança.
“A versão do MDI-EAD foi criada como uma jornada totalmente on-line e acessível, em uma completa imersão pela diversidade e inclusão no mundo corporativo, engajando as lideranças e os colaboradores, a partir dos ganhos comprovados da soma das diferenças nas empresas.”, afirma Ronaldo Ferreira Junior, sócio-fundador do programa.