O mercado promo está com uma nova geração de criativos cheios de experiências para compartilhar. O Prêmio Safra Especial tem como objetivo mostrar esses novos profissionais que têm promo em seu DNA e um potencial imenso para o setor.
Durante todo o ano de 2015, os leitores do Promoview vão conferir o que essas feras leem, veem ou experimentam quando não estão trabalhando. Que inspirações em forma de livros, filmes, músicas e sites contribuem para a criação das grandes ações do mercado brasileiro.
Nessa semana você confere a entrevista com Cleber Paradela, sócio-diretor de Planejamento da agência Tudo.
Promoview: Qual livro todo mundo deveria ler?
Cleber Paradela: Empresa Criativa (Andy Law, 2001). Foi um dos primeiros livros que li relacionados a propaganda, no início da minha carreira em agência. Me marcou bastante pois contava como a agência St Lukes, na década de 60, implantava conceitos considerados novos hoje, em pleno ano de 2015.
Funcionários sem lugares marcados nas mesas, meritocracia e plano de carreira (todos os funcionários se tornavam sócios), o uso do espaço físico para que as pessoas pudessem fazer seus churrascos e festas nos fins de semana com amigos e família, incentivo à busca de autoconhecimento.
Até hoje nos inspiramos em muitas disrupturas dessa empresa para sempre pensar na frente e fazer coisas novas na agência Tudo.
Promoview: Qual filme todo mundo deveria ver?
Cleber Paradela: Senna. O documentário biográfico do maior piloto da história da F1 mostra não só os seus feitos no esporte, mas reflete bem um passado decadente da sociedade brasileira.
É impressionante ver, na sua morte, como o Brasil perdeu o seu único motivo de orgulho da época. Éramos um país com a autoestima do tamanho de uma formiga. Ele foi um dos primeiros a ter orgulho do seu país e levantar com orgulho a bandeira verde e amarela. E também um dos primeiros a se preocupar com a questão social no Brasil. Não é a toa que o seu instituto ainda ajuda muitas pessoas. Assisti ao filme pelo menos seis vezes e acho que todo brasileiro deveria assistir.
Promoview: Qual lugar todo mundo deveria visitar?
Cleber Paradela: O interior de Minas Gerais. Precisei rodar o mundo para, depois de muito tempo, voltar às minhas origens (apesar de morar em SP e ter sotaque de baiano, pela temporada que vivi em Salvador, nasci no interior de Minas).
Consegui perceber a riqueza histórica, cultural, gastronômica de Ouro Preto, Tiradentes, Inhotim e etc. Além das pessoas de lá, que ainda preservam valores básicos mas escassos como simplicidade, afetividade e confiança no outro.
Promoview: Qual website todo mundo deveria acessar?
Cleber Paradela: Eu sempre adorei o Internet Archive. É um site que armazena mais de 456 bilhões de páginas do passado. É possível ver, ano a ano, como era a página dos sites que frequentávamos no início da internet. Uma viagem ao tempo.
Tempos em que GIF animado não eram brincadeira de blogs, mas efeitos especiais impressionantes.
Promoview: Qual experiência única todo mundo deveria ter o direito de vivenciar?
Cleber Paradela: Passar um Carnaval em Salvador, desfilar um dia na Sapucaí, curtir um bloquinho no Rio de Janeiro e passar um Carnaval completamente desconectado de tudo isso. Era pra ser só uma? (risos)
Promoview: O que não pode faltar na sua mesa de trabalho?
Cleber Paradela: Snacks. Como o dia inteiro. Tenho que deixar a gaveta trancada por causa dos demais fominhas que comigo trabalham.
Promoview: Que ação promo ou evento você gostaria de ter feito?
Cleber Paradela: O Oscar. Porque não é um evento. É um conteúdo muito bem pensado, em formato de evento, que se multiplica novamente em formato de conteúdo para envolver o mundo inteiro. Tudo lá é pensado na reverberação.
Promoview: Qual é a tendência do momento no setor promo?
Cleber Paradela: Simplificação e otimização de recursos em eventos corporativos (menos é mais), aumento de shopper mkt e promoção (em tempos de crise, todo mundo só quer desovar o estoque), uso bem feito de big data por meio de ferramentas de CRM e redes sociais para multiplicação de mensagens.
Falar com mais pessoas que interessam, e não falar com todo mundo.
Promoview: Qual deve ser a palavra-chave no dia-a-dia do mercado de live marketing?
Cleber Paradela: Reinvenção. O mundo mudou, o consumidor mudou, consumo de meios mudou e ainda fazemos eventos e promoções como na década de 80. É hora de acordar e rever o nosso modelo de negócio. Inclusive na forma de gerar valor no nosso negócio e saber cobrar por isso.
Promoview: Em que você gastaria os últimos R$ 50,00 que tivesse no bolso?
Cleber Paradela: Pegaria um táxi pra voltar pra casa! 😉