O Dia Nacional da Mata Atlântica é celebrado no dia 27 de maio, pois nesta data, no ano de 1560, o Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente, documento descrevia a biodiversidade das florestas tropicais nas Américas.
Essa data comemorativa foi devidamente marcada em 21 de setembro de 1999, por um Decreto Federal.
Leia também: Nespresso e SOS Mata Atlântica ajudam a restaurar a floresta.
A Mata Atlântica corresponde a 15% do território brasileiro e têm sido extremamente explorado desde o descobrimento do país. Desta forma, seu tamanho diminuiu drasticamente para apenas 7% de sua antiga totalidade.
“Há uma lei que protege o bioma. Os desmatamentos deveriam ser autorizados em condições excepcionais e não deveriam alcançar todo esse valor”, afirma o diretor da ONG SOS Mata Atlântica.
O desmatamento da Mata Atlântica cresceu 406% no Estado de São Paulo entre 2019 e 2020 na comparação com o período anterior. No Estado, o bioma está no entorno das áreas metropolitanas e no litoral, e, por isso, a pressão acontece menos por causa da ocupação agrícola e mais por conta da expansão imobiliária e pelo turismo.
Entre 2018-2019 foram desmatados 43 hectares de Mata Atlântica em todo o Estado de São Paulo. Já entre 2019-2020 foram desmatados 218 hectares, um aumento de 406%.
As informações são do Atlas da Mata Atlântica, estudo realizado desde 1989 pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgado no dia 26, véspera da data em que é celebrado o Dia Nacional da Mata Atlântica.
O levantamento foi feito por meio de imagens de satélite e tecnologias na área da informação, do sensoriamento remoto e do geoprocessamento. O objetivo é determinar a distribuição espacial dos remanescentes florestais e de ecossistemas associados da Mata Atlântica, monitorar as alterações da cobertura vegetal e gerar informações permanentemente aprimoradas e atualizadas desse bioma.
Além de São Paulo, o desmatamento da Mata Atlântica também se intensificou entre 2019 e 2020 em outros nove dos 17 Estados que compreendem o bioma: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.
Devemos sempre estar atentos com o nosso meio ambiente, desta forma, o dia 27 de maio se torna uma oportunidade de repensar nossas necessidades. Nosso planeta é a nossa responsabilidade.
Foto: Divulgação.