Experiência de Marca

Dia dos Namorados vai 'aquecer' o marketing promocional?

Considerada a terceira data mais importante para o comércio, mais uma vez o que vemos são os shopping centers realizando ações promocionais sem nenhuma criatividade, e, o que é pior, até os prêmios estão pouco atrativos.

Mais uma data comemorativa. Mais uma oportunidade para que marcas realizem suas ativações, alavanquem suas vendas e conquistem novos clientes. Mas, será que elas estão sabendo fazer uso das ferramentas de marketing promocional para alcançarem seus objetivos?

O Dia dos Namorados está chegando e com ele vem junto as expectativas do aumento de vendas no comércio varejista. Apesar da tão falada crise e das baixas nas vendas, acredita-se que a data pode aquecer o mercado, especialmente de cosméticos, vestuário e eletrônicos.

Considerada a terceira data mais importante para o comércio, mais uma vez o que vemos são os shopping centers realizando ações promocionais sem nenhuma criatividade, e, o que é pior, até os prêmios estão pouco atrativos.

dia dos namorados

Poucos foram os centros de compras que investiram em prêmios de alto valor. Carros? Nem pensar. A época é de crise. Viagem dos sonhos? Um ou outro resolveu investir nisso, como é o caso do Central Plaza Shopping, de São Paulo, que irá sortear cinco viagens de navio (Veja aqui).

Central-Plaza dia dos namorados

Shopping Mueller, em Curitiba (PR), foi um dos poucos que resolveu ir um pouco além, e, com sua ação promocional, conseguiu fazer com mais pessoas frequentassem o centro de compras, o que, de uma forma indireta, atrai o público para as lojas do empreendimento, aumentando as chances de alavancar as vendas.

Além da tradicional troca de cupons fiscais para concorrer a um prêmio (scooter italiana), o shopping criou o “Jogo do Amor Mueller”.  Em um tabuleiro gigante, os casais jogam o dado do amor.

Na brincadeira, eles têm a chance de vivenciar momentos românticos, revelar seu amor ao outro, e, ao final, brincar na gift machine – uma máquina recheada de presentes, na qual o participante tenta “agarrar” um prêmio, como nas divertidas máquinas de parques.

Foto: Divulgação.

dia dos namorados shopping mueller 1

Ok! A data remete ao amor. O presente pode ficar em segundo plano. Provavelmente muita gente pensa assim. Mas, em época de crise, se as marcas não investirem em ativações, não chamarem a atenção do público em geral, como iremos sair desse momento difícil em que vive a economia brasileira?

Algumas marcas optaram por investir na mídia tradicional. Será que é o ideal? Com tanta informação ao mesmo tempo, será que alguém irá lembrar do que foi mostrado? Nesse Dia dos Namorados, só quem acabou ganhando destaque foi O Boticário que resolveu inovar em seu comercial e acabou sendo alvo de severas críticas e está sendo julgado pelo Conar.

Outras tantas, para comemorar a data e se aproximar do seu target optaram pelo marketing digital. Está na moda? Hoje todos estão conectados? Pode até ser. Mas, mais uma vez elas correm o risco de passar despercebidas, assim como na mídia tradicional, no meio de tantas informações que circulam na “rede”.

Itubaína foi uma das marcas que optou pelo marketing digital, no entanto, fez uma união do “moderno” com o “antigo”. Isso mesmo. Em sua ação de marketing promocional, ela criou um hotsite especialmente para o Dia dos Namorados, no qual convida seus fãs para escreverem cartas para a sua cara metade.

itubaina dia dos namorados

Enfim, nada de novo. Mais uma vez! Culpa da crise? Dos departamentos de marketing das empresas que têm medo de inovar? Das agências que não oferecem opções criativas para os seus clientes? Ou será uma soma de tudo isso?

Saudosismo

Confesso que sinto saudades de ações de marketing promocional como a de Sonho de Valsa, realizada para comemorar o Dia dos Namorados no ano de 2010, onde as principais ruas das cidades de Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Campos de Jordão (SP) e Curitiba (PR) receberam iluminação especial com a cor “pink”, característica do bombom, para comemorar a data mais romântica do calendário.

Além disso, uma limousine circulou por essas cidades, e, ao estacionar, um violinista descia do carro, e, junto com ele, uma equipe de promotoras entregava o novo bombom Sonho de Valsa Trufa Branca e Preta a quem estivesse numa das ruas escolhidas pela marca para essa ação de live marketing. Ao todo, 184 mil bombons foram distribuídos. Não lembra? Clique aqui, e confira como foi.

Foto: Nelson Fonseca Jr.

sonho de valsa dia dos namorados

Tudo bem que o momento é de cautela. De planejamento, aliás, esse, assunto muito comentado no mercado ultimamente. Mas, e a hora da ação, quando vai começar?