Nos dias 01 e 02/12, Curitiba sediará o Curitiba Racing Motors, evento automotivo para os amantes de carros dos mais variados estilos. A exposição vai reunir os principais clubes do segmento no Paraná, voltados para raridades e curiosidades mecânicas.
Apaixonado por carros desde criança, o presidente do Clube Roadrosters de Curitiba, Vladimir Moro, define os hot rods, o carro que aprecia: “Eu gosto dos hot rods. No Brasil, carro hot rod é um carro que tem carcaça antiga, mas com mecânica moderna; é uma cultura americana praticada desde os anos 1940”, conta.
Para Moro, em um período em que a maioria dos carros que circulam nas ruas é em cores sóbrias, os hot rods se destacam. “Carro é uma paixão nacional. Hoje estamos acostumados a ver carros pretos e prata. Carros importados antigos com design atraente e pinturas bonitas realmente chama muito a atenção das pessoas”, afirma.
O fotógrafo e colecionador de carros, Camilo Fontana, é apreciador de modelos que foram vendidos em grande escala no Brasil e que fizeram parte da vida de muita gente.
Ele tem três modelos da Volkswagen: uma Parati 1986, uma Saveiro 1989 e um Voyage 1981, que no dia 21/04 deste ano foi o primeiro modelo do País a ser emplacado com placa preta, item de veículo de coleção. Na vistoria, o carro atingiu 99,5% de originalidade e 96,5% de conservação.
De acordo com Camilo, que mantém um site sobre eventos automotivos, Curitiba é uma cidade pólo no assunto carros, de todos os estilos e tem em média 30 clubes de carros antigos além de mais de 50 clubes de carros que ainda estão em linha de montagem.
Atrações
Carros hot rods com rodas grandes, motores potentes e em uma variedade de cores estarão à mostra para o público no Curitiba Racing Motors. O visitante também poderá apreciar veículos off roads, carros antigos, motos especiais, triciclos, big foot, miniaturas e hot wheels, além de aerografia automotiva. Haverá venda de peças para carros antigos.
Durante a exposição haverá apresentação de manobras radicais no Globo da Morte, com Walter Romani, de 70 anos, possivelmente o piloto mais velho a praticar esta performance no País. Também serão realizados shows circenses como malabares, lira espacial e monociclo.