Experiência de Marca

Cuiabá ganha projeto de coleta seletiva e reciclagem

O Cuiabá Recicla é feito em parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, Instituto Coca-Cola, Coopemar (Cooperativa dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis), ONG Doe seu Lixo (RJ), Grupo Renosa e Centro de Referência Valorizando Vidas.

Foi lançado no último dia 30/10, o projeto Cuiabá Recicla, feito em parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, Instituto Coca-Cola, Coopemar (Cooperativa dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis), ONG Doe seu Lixo (RJ), Grupo Renosa e Centro de Referência Valorizando Vidas.

O projeto é uma iniciativa no processo de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos, por permitir a redução do volume de lixo para a disposição final no aterro sanitário de Cuiabá.

A primeira central de reciclagem de Cuiabá iniciará suas atividades no bairro CPA I. A meta é que, neste primeiro bairro, aproximadamente 380 residências recebam a visita das equipes do “Cuiabá Recicla”.

De acordo com o fiscal de limpeza e biólogo da SMSU (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), Tony Churing, a usina de reciclagem tem a capacidade de realizar a triagem de duas mil toneladas por dia de resíduos sólidos. T

ambém foi inaugurada a UTR (Usina de Reciclagem de Triagem), localizada na avenida Principal no bairro Jardim Umuarama.

Alguns dos objetivos são melhorar a qualidade ambiental e de saúde pública, favorecer a inclusão social e econômica dos catadores e reduzir a quantidade de resíduos sólidos encaminhados ao aterro sanitário.

Vulnerabilidade Social

O projeto Cuiabá Recicla beneficiará famílias em situação de vulnerabilidade social, além de ser uma ferramenta importante no processo de educação ambiental, já que pretende sensibilizar a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.

Para o secretário Andelson Gil do Amaral, da SMSU, o Cuiabá Recicla será o maior programa ambiental que a capital já teve. Além dos benefícios que os trabalhos trarão para a sociedade cuiabana, os cooperados receberão, também, acompanhamento assistencial e psicológico, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano. Alcance do projeto