Os maiores especialistas do mundo em prevenção de doenças do coração estarão no Rio de Janeiro de amanhã (29/11) a 02/12 para um evento cujo objetivo é discutir alternativas para reduzir drasticamente as 17,3 milhões de mortes que ocorrem a cada ano no mundo em decorrência de doenças cardíacas, 320 mil só no Brasil.
A informação é do presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC, Jadelson Andrade, que considera que o III Congresso Brasil Prevent e I Latin American Prevent a serem iniciados na próxima quinta no Rio de Janeiro como um dos mais importantes eventos na área de prevenção cardiovascular já realizados no mundo.
A Carta do Rio de Janeiro
Um dos pontos relevantes do encontro internacional será a elaboração de um documento a ser escrito e assinado pelas mais destacadas sociedades de cardiologia do mundo dentre elas a World Heart Federation, a American Heart Association, European Society of Cardiology e Interamerican Heart Federation, conjuntamente com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, acerca da elevada incidência das doenças do coração no mundo, na America Latina e no Brasil e alertando para os fatores determinantes destes alarmantes índices epidemiológicos e a forma mais adequada de prevenir estas doenças.
O documento, A Carta do Rio de Janeiro, será distribuído a todo o mundo através dos portais das sociedades de cardiologia, como um alerta à população sobre os fatores que são responsáveis pela maior causa de morte do ser humano neste inicio de século.
Os princípios que nortearão o congresso estão de acordo com a preocupação da Organização Mundial da Saúde com a mortalidade cardiovascular, que continua aumentando e deverá chegar a 23,6 milhões de mortes em 2030.
A Posição do Brasil
“Com este encontro, o Brasil se inscreve definitivamente no calendário da prevenção cardiovascular mundial”, enfatiza o presidente da SBC.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia tem desenvolvido ações consistentes na prevenção das doenças do coração. O Brasil é líder no combate ao tabagismo com expressiva redução no percentual de fumantes, que baixou de 34% para 14% da população. E é um dos poucos países que conseguiu um acordo com a indústria de alimentos para que reduza o nível de sal nos produtos industrializados, fator extremamente relevante no controle da hipertensão arterial.
A campanha Eu sou 12×8 do Departamento de Hipertensão Arterial da SBC já atingiu um universo de mais de 30 milhões de pessoas e, aliado à distribuição gratuita de medicamentos para controle da hipertensão pelo Ministério da Saúde, é fator relevante para redução da mortalidade cardiovascular determinada pela pressão elevada.
A recente campanha Coração Alerta iniciada pela SBC e Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista pretende reduzir em 140.000 a mortalidade por infarto do miocárdio no Brasil até a Copa do Mundo de 14.
Participação Internacional
A presidente da Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro – Socerj, Glaucia Moraes, ressalta que as maiores expressões científicas da prevenção cardiovascular mundial estarão no Rio de Janeiro, o que tornará a cidade do Rio entre os dias 29/11 e 02/12 a Capital Mundial da Prevenção das Doenças do Coração.
Entre as autoridades cardiológicas esperadas no Rio estão Sidney S. Smith, que preside a Federação Mundial do Coração, Panus Vardas, presidente da Sociedade Europeia de Cardiologia, Donna Arnett, que preside a American Heart Association, Daniel Piñero, presidente da Sociedade Interamericana de Cardiologia, além de outros especialistas da Alemanha, Inglaterra, Chile e do Uruguai, países cujo perfil epidemiológico se aproxima daquele que existe no Brasil.
Atividade Com a População
Além da extensa programação científica o congresso estará também realizando atividades diretamente com a população com informações acerca dos fatores de risco das doenças do coração.
Esta ação ocorrerá, no domingo, dia 02/12, das 08h às 12 h através da Caminhada do Coração que será realizada entre o Forte de Copacabana e o Hotel Windsor Atlântica, prevista também farta distribuição de material informativo em uma tenda armada na Praia de Copacabana.