Mais de 6.700 pessoas, entre as mais influentes da comunidade de duty free e varejo de viagem, se reuniram em Cannes, na Riviera Francesa (Cote d'Azur), no mês passado, para a Exposição e Conferência Mundial da TFWA anual.
Essa cúpula mundial de comércio é um evento imperdível no calendário do setor e mesmo uma inundação grave na cidade, justamente antes do evento, não pode impedir que mais de 3.000 empresas mandassem seus representantes para o evento.
Foto: Divulgação.
O presidente da TFWA, Erik Juul-Mortensen, declarou: "O fato de Exposição e Conferência Mundial da TFWA manter sua programação, apenas duas semanas após a terrível inundação na cidade, com virtualmente todas as instalações prontas para o evento, conforme planejado, se deveu à energia e ao comprometimento de nossos parceiros na cidade."
No entanto, o fato de o comparecimento geral ter sido, na verdade, 2% mais baixo do que em 2014 foi um testemunho das difíceis condições de comercialização que prevalecem neste ano, com diversas dificuldades geopolíticas e econômicas impactando as viagens, o turismo e o varejo global.
Felizmente para as 482 empresas expositoras, que estavam exibindo seus produtos no salão de comércio de comércio de 21.500 m2 , a quantidade de empresas compradoras importantes — operadoras de duty free e varejo de viagem, administradores de aeroportos, companhias aéreas, de balsas, de cruzeiros, de fronteiras e interesses de centros comerciais de cidades – foi, na verdade, 4% maior do que a do ano passado.
Milhares de produtos inovadores e conceituados foram exibidos nas categorias de fragrâncias e cosméticos, vinhos e bebidas destiladas, modas e acessórios, joias e relógios, confeitos e comidas finas, presentes e eletrônicos, e produtos de tabaco.
A Conferência Mundial da TFWA, aberta em 18 de outubro (segunda-feira), atraiu mais de 1.500 delegados, que foram recompensados por sua participação, desde o início, nas análises intelectualmente instigantes do atual ambiente empresarial, feitas por três palestrantes: o ex prefeito de Nova York, Rudi Giuliani; o CEO do Grupo TUI, Peter Long; e o presidente da TFWA, Erik Juul-Mortensen, sob o olhar vigilante do moderador Stephen Sackur, do programa HARDtalk da BBC.
Erik Juul-Mortensen concluiu: "A TFWA tem o prazer de relatar que a 31ª Exposição e Conferência Mundial foi concluída com sucesso e com opiniões positivas tanto dos visitantes quanto dos expositores. Estamos ansiosos para reencontrar nossos colegas no próximo evento do setor, a Conferência da Meadga, na Jordânia, em 23 e 24 de novembro."