A agência de publicidade Essencius lançou recentemente na Dinamarca uma ação de marketing promocional para a Coca-Cola, mas que apenas cerca de cinco por cento da população conseguiu realmente receber a mensagem da marca.
Isso porque o logotipo estava "escondido" em uma imagem cheias de bolhas em tons de verde e marrom para a maioria dos espectadores. (Tecnicamente, eles são chamados de imagens de Ishihara reversa.) Pessoas daltônicas, no entanto, enxergaram a palavra "Vida" na figura.
"Nossa ideia é baseada na premissa de envolver muitos e atingindo os poucos.", explica Brian Orland, sócio-diretor da Essencius. "Surpreender as pessoas e deixá-las curiosas sobre a mensagem oculta na ação tem tido um grande impacto sobre a taxa de engajamento."
As imagens apareceram em anúncios digitais, mídias sociais, as instalações ao ar livre e em sessões de amostragem de lojas de departamentos. Segundo a agência, a abordagem pouco ortodoxa gerou números substanciais, chegando a mais de 17 por cento da população dinamarquesa entre 10 e 60 anos de idade.
Foto: Divulgação.
Esta estratégia incomun, parece estar em consonância com a tendência geral para a inclusão social na publicidade, e recorda a obsessão das marcas de alguns meses atrás com a cor de um determinado vestido.
Dito isso, os comerciantes devem proceder com cuidado. Algumas pessoas podem interpretar tais ações promocionais como exploradoras ou ofensivas. Felizmente, para a Coca-Cola na Dinamarca, a mensagem foi muito bem aceita.