A Coca-Cola está realizando mudanças significativas no design de suas embalagens em diversos mercados europeus que poderiam preparar o terreno para uma alteração nos Estados Unidos.
Por enquanto, a empresa fez modificações modestas em território americano que incluem mudar o logo da marca de vertical para horizontal. A versão normal e a zero fizeram essas alterações em janeiro, enquanto a nova lata da Coke Diet está no mercado há meses.
As mudanças mais radicais ocorreram na Espanha, onde a marca está usando a abordagem “split” (de divisão no desenho das latinhas). O estilo envolve usar a cor vermelha na parte de cima da lata, enquanto a parte de baixo muda de acordo com o produto, como a Coca-Cola Zero. Outros onze mercados do nordeste europeu usarão o design “monocolor”.
Os Estados Unidos estão esperando os resultados das mudanças do piloto global, disse uma porta-voz da marca. “Nós estamos focados no design da embalagem em 2015, e outros aspectos do piloto serão explorados de acordo com os resultados globais e dos Estados Unidos.”. Ela afirma que o mercado continuará recebendo edições limitadas, por exemplo, as de datas comemorativas, como tem feito desde sempre.
A Espanha, onde as maiores alterações estão sendo feitas, faz parte da Coca-Cola’s Iberia Business Unit, que é de onde veio o mais novo diretor global de marketing Marcos de Quinto.
As mudanças na Europa pretendem unificar os mais variados produtos da marca em um design mais coeso, segundo uma nota divulgada pela Coca-Cola do Reino Unido.
“A Coca Cola é uma das marcas mais amadas e icônicas do mundo. Com nossa abordagem ‘marca única’, nós estamos unificando quatro produtos embaixo do guarda-chuva da Coca-Cola.”, disse Jon Woods, diretor-geral da Coca-Cola no Reino Unido e Irlanda.
Os anúncios irão “mostrar todos os produtos que a Coca-Cola possui e comunicar aos consumidores as opções disponíveis a eles.”, completa o executivo.