Segundo a pesquisa “O Uso de Bicicletas na Região Metropolitana de SP”, divulgada pelo Metrô no ano de 2010, 70% dos ciclistas paulistanos utilizam a bicicleta como principal meio de transporte, número que corresponde a, aproximadamente, 214 mil pessoas.
A atividade, além de fazer bem à saúde, contribui para a redução do trânsito, criando alternativas à população. O ciclista, no entanto, enfrenta alguns problemas na cidade de São Paulo, como escassez de ciclofaixas, ruas mal pavimentadas, além da falta de lugares para estacionar a bicicleta.
Pensando nessa problemática, a incorporadora Idea!Zarvos, defensora do uso das bicicletas como ferramenta de locomoção e que apoia o crescimento orgânico da cidade, desenvolveu paraciclos nos recuos de suas obras, oferecendo esse serviço aos ciclistas.
Com grande parte dos seus empreendimentos na Vila Madalena, na Zona Oeste de São Paulo, a Idea!Zarvos investiu na alternativa para oferecer suporte aos usuários de bicicletas como meio de transporte no bairro.
A ciclista Carolina Ferres comemora a ação e comenta as dificuldades que enfrenta para estacionar sua bicicleta. “Todos os dias, utilizo esse meio de transporte para ir trabalhar e sofro com a falta de paraciclos na Vila Madalena. A região tem muitos restaurantes, cafés, lojas e, mesmo assim, nunca encontro lugares para parar a bicicleta. Então, infelizmente, era obrigada a parar em lugares que atrapalham os pedestres”, comenta a ciclista.
Colaborando com os moradores e visitantes, a Idea!Zarvos aproveita os espaços nas fachadas de seus futuros empreendimentos para inserir os paraciclos, espaço onde estão sendo construídos os edifícios POP Madalena e Mix 442.
Os suportes foram desenvolvidos pelo renomado designer venezuelano Pedro Useche, a partir de materiais utilizados nas próprias obras da Idea!Zarvos, como vigas e pontaletes. “Essa é a primeira vez que projeto um equipamento urbano. Acredito que esse tipo de infraestrutura é fundamental em um lugar como São Paulo, melhorando a vida dos ciclistas e também dos pedestres”, comenta Useche.
Os paraciclos estão localizados nas ruas Fidalga e Simpatia. Nesses lugares, a incorporadora instalou também tapumes artísticos, desenvolvidos pelo Estúdio Coletivo Rua, visando oferecer arte temporária de qualidade aos visitantes.
Agora, com os paraciclos, os espaços onde estão sendo construídos novos edifícios apresentam uma nova ferramenta de arte e funcionalidade à Vila Madalena. “Esse é um serviço de extrema importância para o bairro, pois se trata de uma solução escassa na região. Aliado à arte dos tapumes, os paraciclos agregam bem estar e qualidade de vida à comunidade local”, conclui Otávio Zarvos, fundador e presidente da Idea!Zarvos.