A coletiva de imprensa com a convocação dos jogadores que irão participar da Copa das Confederações, em 14/05, teve um capítulo a parte: o uso das redes sociais.O técnico Luis Felipe Scolari revelou que durante a preparação, e também no torneio, os jogadores serão monitorados.
O comandante disse que a CBF deve entregar uma espécie de cartilha com informações e orientações aos atletas de como se portar no relacionamento com a imprensa, e afirmou que os jogadores que “avançarem o sinal”, falando mais do que o devido, vão responder às consequências.
O jogador Neymar, convocado por Felipão, tem mais de 9,1 milhões de fãs no Facebook. Em sua timeline na rede social 11 marcas estampam seus logos como patrocinadora do atleta. No Twitter, o jogador do Santos tem mais de 6,6 milhões de seguidores.
Mano Menezes, ex-técnico da Seleção Brasileira, criou regras sobre o uso de redes sociais por parte dos jogadores durante a Copa América de 2012, realizada na Argentina. Entre elas, tomar cuidado com o que escrevem, para não prejudicar o clima do grupo, não ficar navegando na web até muito tarde e moderar no tom dos posts.