Experiência de Marca

Belo Horizonte recebe seminários sobre práticas feministas

Serão realizadas quatro conferências, três delas com presença de convidados internacionais, 12 mesas redondas e um “diálogo intergeracional” em que se discutirão os 20 anos do processo de Conferência Internacional de Beijing (Pequim).

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, sedia o Seminário 30 Anos do Nepem – Desafios da Construção em Diálogo das Práticas e Teorias Feministas e o Seminário internacional Política e Feminismo entre os dias 10 e 12 de setembro.

O evento tem o objetivo levantar discussão da política em sua articulação com o pensamento e a práticas feministas e de gênero no Brasil e na América Latina.

Serão realizadas quatro conferências, três delas com presença de convidados internacionais, 12 mesas redondas e um “diálogo intergeracional” em que se discutirão os 20 anos do processo de Conferência Internacional de Beijing (Pequim), um marco no debate internacional sobre os direitos das mulheres e nas articulações feministas internacionais.

A cerimônia de abertura contará com a presença da representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman.

???????

O evento possibilita a abordagem de temas críticos como: descolonização, despatriarcalização do Estado, novas práticas feministas, entre outros assuntos. Também serve como uma excelente oportunidade para identificar e dialogar com uma ampla participação de diferentes setores da luta feminista contemporânea – mulheres negras, rurais, indígenas, urbanas, jovens, institucionalizadas, lésbicas, homens no feminismo, entre outros.

Haverá também oferece um espaço de divulgação de pesquisas de graduação e pós-graduação sobre a temática que vêm sendo desenvolvidas no Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais, bem como trazer pesquisadores/as e professores/as que tenham acúmulo de conhecimento na área e que possam apresentar diagnósticos e possíveis caminhos alternativos para um novo momento democrático em nossa região.

Os seminários são de iniciativa da Universidade Federal de Minas Gerais, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, do Departamento de Ciência Política, do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e Centro do Interesse Feminista e de Gênero.

Para mais informações acesse o site do evento.