Experiência de Marca

Artistas x Marcas: como a Art Basel Week virou um polo de criatividade e cocriação de marcas com artistas

As parcerias e ativações de marcas na Art Basel ocorreram principalmente entre marcas que tem uma conexão com o território da arte ou atendem à clientela de entusiastas da arte que vão para Miami durante a semana das feiras.

Estive na última semana em Miami para a Art Basel Week junto ao time de pesquisa e cool hunting da agência Hood ( braço de ativação e brand experience da FlagCx) onde dezenas de marcas apresentaram colaborações e parcerias com artistas através de formatos e propostas inovadoras de experiências, fiz uma seleção das melhores para compartilhar por aqui.

A Art Basel é um hotspot para marcas, mas ainda não é para todas as marcas.

As parcerias e ativações de marcas na Art Basel ocorreram principalmente entre marcas que tem uma conexão com o território da arte ou atendem à clientela de entusiastas da arte que vão para Miami durante a semana das feiras, podendo ser marcas de fashion, tech, varejo, entre tantas outras que se conectam com este público. Definitivamente não é um momento para qualquer companhia, é preciso uma dose extra de autenticidade e originalidade para se destacar entre as dezenas de ativações que acontecem durante a Art Basel Week, e se a marca não estiver disposta a inovar e transgredir, certamente será ofuscada em meio as tantas experiências que a semana de arte proporciona.

Ainda assim, com cada cada vez mais marcas presentes a Art Basel Miami Beach e Miami Art Week tornaram-se momentos importantes da moda e da cultura pop, oferecendo uma visão antecipada das tendências para o novo ano, uma vez que a semana acontece historicamente em dezembro, e vem tomando lugar de festivais de inovação em tendências por tratar-se de uma oportunidade de vivenciar as tendências ao invés de só tomar conhecimento das mesmas através de talks e palestras.

A potência econômica da Art Basel Miam e seu impacto e influência atravessam cada vez mais o público segmentado presente nos eventos, alcançando as massas através das redes sociais, fazendo assim a Art Basel Week evoluir para além dos limites de uma feira de arte tradicional, tornando-se um fenômeno cultural que toma conta de Miami.

1. Infinite Growth – Gustavo Barroso, presented by Jagermeister

Em ‘Infinite Growth” o artista de móveis Gustavo Barroso apresenta obras feitas de vidro proveniente de garrafas de Jagermeister. Gustavo desenvolveu um novo material a base de silicone e garrafas de Jageirmester para criar suas peças.   Além das esculturas e cadeiras o artista acrescentou uma dimensão interativa à exposição ao colaborar com Zach Umperovitch, um dos principais especialistas em ‘chain-reaction machines’ para uma forma inusitada de servir os welcome drinks.

2. Cartier Time Unlimited

A joalheria de luxo Cartier apresenta uma exposição dedicada ao lado craft e artesanal   da marca na relojoaria. A exposição está organizada em torno de quatro temas. “Watchmaker of Shapes” destaca os designs únicos e às vezes abstratos de Cartier; “Pioneering Spirit” é uma viagem pela história da marca; “Cultura do Design” oferece uma visão mais detalhada de algumas peças exclusivas; e “Technique Serves Beauty” é um túnel com painéis de vídeo que apresenta informações sobre a Cartier.

3. Fernando Laposse And Maison Perrier-Jouet

O artista e designer Fernando Laposse apresentou sua instalação artesanal  feita de flores, folhas, pássaros e galhos de árvores. A obra em parceria com a Perrier-Jouet é a interpretação do artista do ciclo de polinização da natureza. 

Cocriada junto a marca a obra foi feita em resina ecológica impressa em 3D e amido de sálvia em sua paisagem floral, juntamente com cipós que o próprio artista coletou em uma selva no centro do México e fibras de seda natural tingidas com uma mistura derivada de cochonilha e calêndula. A instalação foi exibida na feira Miami Design Week.

4. Samsung Galaxy x Eri Wakiyama

Eri Wakiyama, lançou durante a Art Basel Week dispositivos Samsung Galaxy únicos  pintados à mão pela artista durante uma exposição  em Miami. 

A colaboração entre o Samsung Galaxy entre a artista multidisciplinar recebeu o nome de  ‘Let Me Know When You Land’ e aconteceu no HUB Miami, no vibrante bairro de Little Haiti, o evento fundiu arte e tecnologia através da visão cósmica de Wakiyama.

A exposição desencadeou nos visitantes a  exploração coletiva dos reinos desconhecidos e sobrenaturais da artista, sintetizando o poder transformador da expressão artística.

5. Cheetos x NoPattern, art installation: “It’s Everywhere”

Cheetos se juntou com o artista No Pattern com o objetivo de inspirar-se na marca icônica que é Cheetos e reinterpretar as silhuetas, cores e texturas instantaneamente reconhecíveis em algo totalmente novo, com muitas camadas e completamente original através do olhar do artista. O resultado intitulado ‘It’s Everywhere’, foi uma experiência multimídia que incluiu uma peça de vídeo em loop, 23 obras de arte individuais originais e um grande mural que envolvia todo o recinto do espaço, tudo em torno de uma escultura em acrílico colorido de 2,10 metros que foi construída como peça central.

6. IKEA Open House

A Coleção IKEA Dajlien foi lançada na Art Basel Miami e apresentava wearables da marca. A ativação imersiva que contava com 6 ambientes distintos e inteiramente criados com objetos e móveis de design da Ikea, formava um labirinto de ambientes e experiências.  A experiência apresentou a primeira colecção desportiva da IKEA , DAJLIEN , com os convidados envolvidos em exibições experimentais celebrando o armazenamento de formas criativas. O evento também contou com uma variação dos acessórios clássicos da IKEA e um local projetado para um fluxo vívido e máximo.

7. Lego Center Of Creative Flow

O LEGO Group levou sua experiência adulta exclusiva – LEGO Center for Creative Flow – para W South Beach por três dias. 

O lounge Vip ganhou vida em um salão de baile envolvente com tema floral, onde os participantes VIP participaram de sessões de construção personalizadas durante todo o fim de semana, além de uma obra de arte inteiramente feita de lego pela artista Katherine Duclos.

8. The PLAY by American Express Gallery 

Salehe Bembury faz parceria com American Express para uma galeria de brinquedos durante a Art Basel Miami, a instalação ficava no meio da praia e trazia um ar lúdico e surreal para os convidados. A nostalgia é um grande atrativo, e os membros do cartão American Express Platinum e Centurion. 

PLAY by Platinum é uma galeria interativa na praia com instalações imersivas com as quais você pode brincar e brinquedos icônicos reinventados como obras de arte colecionáveis.

Com a ajuda da American Express Platinum, Salehe Bembury manifestou a sua interpretação de um baiacu, que ele reconhece pela sua capacidade de se assemelhar a uma esponja. Essa inspiração e transformação orgânica vêm informando o designer de calçados há algum tempo, à medida que ele ascendia ao artista que é hoje. Em colaboração com a PlayLab, Inc., a galeria exibirá brinquedos icônicos reinventados como itens colecionáveis de edição limitada e peças de arte de artistas, incluindo o brinquedo baiacu de Salehe Bembury.

Fotos: Divulgação