O mês de junho pode ter acabado, mas não as celebrações de São João. Hoje e amanhã (06 e 07/07), o Vale do Anhangabaú (Centro de São Paulo) será palco do “Arraial de São Paulo”, festa que reúne música e culinária típica.
Entre as atrações musicais, há Alceu Valença, Zé Ramalho, Quatro Ases do Forró e diversos trios elétricos, que se apresentam em dois palcos diferentes. Outra atividade da festa é a tenda de cordel, que contará com convidados para uma série de leituras e interpretação de cordéis.
Na feirinha gastronômica, com cerca de 40 barracas, será possível encontrar pratos da culinária regional por no máximo R$ 15,00 – entre os quitutes, aparecem o famoso caldo de mocotó, linguiça artesanal, macaxeira com carne-seca e arroz-doce.
Para os amantes de cachaça, a festa conta com a harmonização dos destilados artesanais, que são sugeridos de acordo com a opção de prato. O famoso quentão, como não poderia deixar de ser, também estará presente.
A decoração da festa remonta a cidades do Interior do Nordeste, com bandeirinhas, estandartes e gambiarras. A festa é organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, que promove outras atividades ao longo do mês, como shows no Centro Cultural da Penha e na Galeria Olido.
“Inserir a celebração do São João no programa anual de eventos da Secretaria de Cultura atende a uma demanda da própria cidade, que já incorporou a comemoração no seu próprio calendário”, afirma o secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira.
São Paulo é a Capital que reúne uma das maiores populações de nordestinos do Brasil, em torno de quatro milhões de pessoas.
Fonte: Guia Folha