O resgate das cantigas de roda, a valorização das brincadeiras imemoriais e o eterno encanto do circo. Estes são alguns dos temas dos 16 projetos de escolas públicas de Pernambuco que receberão apoio do Instituto Arcor Brasil, entre 2015 e 2016, como parte do Programa Escola em Movimento.
A assinatura dos respectivos convênios aconteceu no dia 25 de fevereiro, em Cabo de Santo Agostinho. As escolas contempladas são dos municípios de Cabo de Santo Agostinho, Escada e Ipojuca.
Fotos: Divulgação.
O Programa Escola em Movimento é uma ação corporativa do Grupo Arcor, implementada no Brasil, Argentina e Chile. O objetivo do projeto é incentivar a vida ativa, por meio do brincar e da recreação em escolas públicas de ensino fundamental.
O Programa Escola em Movimento tem três linhas de atuação: apoio a projetos escolares, formação dos educadores e mobilização de atores.
Mais de 70 pessoas participaram da assinatura dos termos de compromisso relativos aos projetos que serão apoiados em Pernambuco. Estiveram presentes representantes das 16 escolas que tiveram seus projetos aprovados através do Programa Escola em Movimento, nos municípios de Cabo, Escada e Ipojuca.
No período da manhã, os participantes assistiram à apresentação da Arcor do Brasil pela gerente da planta Recife, Adriana Silva. Marcela Pereira também compareceu e trabalha na área de Operações de Capital Humano. O Instituto Arcor Brasil e o histórico e objetivos do Programa Escola em Movimento foram apresentados por Milena Drigo Azal.
Em seguida, as escolas apresentaram os objetivos de seus respectivos projetos, que vão envolver alunos, pais e comunidades. O evento também contou com a presença do secretário municipal de Educação de Cabo de Santo Agostinho, Adelson Cordeiro de Moura, da secretária municipal de Educação de Escada, Rosilene Ferraz.
Célia Ribeiro de Aguiar, diretora executiva do Instituto Arcor Brasil, agradeceu os presentes e finalizou as atividades da parte da manhã.
No período da tarde, os participantes foram capacitados em gestão de projetos, com a consultora em desenvolvimento social e institucional, Márcia Silva, que enfatizou aspectos importantes que as escolas devem considerar no desenvolvimento de seus projetos.