Uma das ações inovadoras apresentadas pela Saraiva, em primeira mão, na 23ª Bienal Internacional de Livros de São Paulo foi o aplicativo Saraiva para smartphone e tablet desenvolvido em parceria com a startup de tecnologia VTX, batizado de “Estante Interativa”, para reconhecimento automático de imagens e painéis.
Essa iniciativa é pioneira no mundo ao vender livros por intermédio de painéis ou estante virtual. Por meio do app Saraiva, o usuário aponta seu dispositivo na direção do painel repleto de imagens de obras literárias, localizado ao fundo do estande, e é redirecionado ao e-commerce, onde pode comprar o produto com um clique e contar com a comodidade de recebê-lo no endereço indicado.
“O inovador lançamento do aplicativo demonstra o compromisso do Grupo Saraiva em proporcionar a melhor experiência ao consumidor. Contamos com uma atuação multicanal, ou seja, disponibilidade de produtos e serviços tanto no e-commerce quanto nas lojas físicas.”, afirma Marcelo Ubríaco, vice-presidente de Varejo da Saraiva.
O aplicativo Saraiva, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, foi lançado especialmente no evento, mas continuará disponível para uso dos consumidores. Isso porque, ele também permite o reconhecimento de imagens para captura de fotos das capas de livros impressos, em qualquer hora e lugar, e futuramente todos os produtos comercializados pela Saraiva, dando a oportunidade ao cliente de adquirir as obras que desejar.
A ação faz parte da proposta do Grupo Saraiva de criar e distribuir conteúdo, tecnologia e serviços disponíveis em qualquer dispositivo e formato.