A Ampro – Associação de Marketing Promocional, que reúne e representa todos os segmentos de live marketing do País -, acaba de anunciar nova presidente para o Comitê de Trade Marketing, que discute a temática do trade marketing no mercado brasileiro.
Ana Paula Andrade, general manager da Marco Marketing Brasil, empresa especialista em trade marketing e inteligência aplicada, passa a orientar os esforços do grupo em 2015 para desenvolver e alavancar o setor.
Ana Paula possui 16 anos de experiência no mercado de trade marketing, está na Marco Marketing Brasil desde 2006 e assumiu como general manager da operação brasileira da companhia, que tem sede na Argentina, no ano passado.
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A executiva agrega ao comitê sua expertise de business inteligence aplicada aos projetos de trade conquistada na Marco e o conhecimento sobre o funcionamento do segmento como um todo.
O principal desafio do comitê temático em 2015 é desenvolver a ética e o respeito às leis da livre concorrência entre as agências do setor e o mercado que contrata os serviços de trade marketing.
Entre as ações previstas pelo comitê da Ampro está a criação de parâmetros de custos para agências de promoção e trade; a criação de parâmetros de boas práticas de trade marketing para concorrências e o trabalho de educação em trade para clientes, agências e equipes de promotores.
Além disso, acompanhar a legislação para trabalhos temporários e efetivos no ramo, para seguir com mais autoridade no mercado é uma missão ininterrupta do comitê. “Há uma polêmica discussão com o Supremo Tribunal Federal envolvendo a questão da terceirização da mão-de-obra por agências.
Esta é uma causa que o comitê assumiu desde os primeiros casos registrados nos tribunais e o nosso objetivo é participar ativamente e prover o STF de informações suficientes para que haja o reconhecimento do trabalho das agências de trade marketing, sua dinâmica e obrigações versus outros segmentos da economia que efetivamente promovem abusos na terceirização de funcionários”, pontua a presidente.
A primeira ação do grupo em 2015 é o lançamento do Guia de Melhores Práticas em Trade Marketing, voltado para as empresas e os setores contratantes para esclarecer a compra de trade marketing.
Serão abordados a conceitualização da atividade, a maneira certa para comprar o serviço, o que os contratos englobam, quais são os impostos e encargos obrigatórios e quais são os tipos de contratação legais.
Todas estas propostas agrupadas fazem parte de um objetivo maior, e de longo prazo, que é conseguir uma representatividade maior para trade marketing dentro do mercado de live marketing como um todo. O comitê de trade marketing da Ampro é composto por membros de 21 agências e existe há cinco anos.